14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

De Arraiolos a Mora, conheça a Ecopista do Ramal de Mora

Sofia Cruz

A Ecopista do Ramal de Mora tem como ponto de partida a albufeira da barragem do Divor, onde se podem praticar atividades náuticas sem motor ou, simplesmente, aproveitar a tranquilidade da natureza alentejana do concelho de Arraiolos
O projeto é recente, mas ambicioso: transformar Arraiolos na capital alentejana das bicicletas elétricas. O primeiro grande passo foi dado pelo projeto Rodes, uma iniciativa do alojamento Casas Caiadas, que fez nascer a E-Panther, uma “loja de experiências” da conceituada marca Riese & Muller, no antigo quartel dos bombeiros voluntários de Arraiolos. Existem algumas dezenas de bicicletas elétricas disponíveis para quem deseje partir à descoberta da vila e da planície alentejana, com valores a partir de €4 (1 hora). Em Arraiolos foram também criados parques especiais para as bicicletas, bem como parcerias com restaurantes e outros espaços, em nome de um turismo mais sustentável.

Segundo avançado pelo Boa Cama Boa Mesa, fora da malha urbana, em que o castelo circular continua a ser ponto de referência de Arraiolos, o município e a Refer deram nova vida à desativada linha de caminho de ferro com a criação da Ecopista Ramal de Mora.

Trata-se de um percurso ciclável partilhado com os peões, mas onde também é permitida a circulação a cavalo. Totalmente em ambiente rural, integrado na planície alentejana, marcada pelos montados de azinho e sobro, a ecopista, com 10,9 km, inicia-se entre o Monte da Torre e a Sempre Noiva, nos limites do concelho de Arraiolos com Évora, e termina no Apeadeiro de Vale de Paio. Basta seguir as indicações da sinalética existente.
A Ecopista Ramal de Mora tem como pontos de interesse a albufeira da barragem do Divor (onde o percurso começa) e antes de chegar a Vale de Paio, atravessa ainda as Ribeiras do Divor e do Cabido. Nas margens da albufeira aproveite a tranquilidade da natureza para um piquenique ou para se refrescar.

Pode igualmente praticar desportos náuticos, como stand up paddle ou canoagem.

A partir do paredão da Barragem ou das margens é, igualmente, possível fazer observação de aves. A pesca é outra das atividades muito procurada nestas águas, bem como na pequena barragem da Oleirita, a norte de Arraiolos.

As Ecopistas ou Vias Verdes são vias onde se pode circular a pé ou em veículos não motorizados. Além de promoverem uma melhoria da qualidade de vida das pessoas, têm ainda como objetivo a valorização do meio ambiente.

O Plano Nacional de Ecopistas da REFER foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das antigas linhas de comboio em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo.

Fonte: Expresso:Boa Cama Boa Mesa

Foto:Sofia Cruz

Populares