×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

NACIONAL

De olhos postos no céu: vem aí uma chuva de meteoros Líridas!

De olhos postos no céu: vem aí uma chuva de meteoros Líridas! tudocelular.com
Regional 15 Abr. 2021

 

Mais um fenómeno a iluminar os céus.

Pode observar a chuva de meteoros das Líridas que irá ocorrer ainda neste mês de abril.

O nome atribuído a esta chuva de meteoros resulta do facto dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação de Lira, porém, a sua fonte é outra.

Todos os anos, em abril, o planeta Terra atravessa-se na trajetória orbital desse cometa, que a última vez que cá passou foi na primavera de 1861.

As Líridas normalmente produzem entre 10 a 20 estrelas cadentes por hora, e cada uma desloca-se a cerca de 50 quilómetros por segundo. Em suma, as Líridas são o legado do cometa Thatcher, ou seja, os meteoros que vemos agora são as minúsculas partículas que foram lançadas por esse cometa, nas visitas anteriores ao sistema solar.

De acordo com o observatório,  este ano a chuva de Líridas terá uma duração de visibilidade entre 14 e 30 de abril, com a atividade máxima de somente 18 meteoros por hora.

O pico desta chuva de meteoros em Portugal ocorrerá às 14 horas do dia 22 de abril o que, pela hora prevista,  impedirá a observação do máximo da atividade no preciso pico.

Ainda assim, e segundo o OAL,   pode optar por tentar observar o céu nessa mesma noite ou na anterior, dado que são as potencialmente mais prováveis.

Como explica o OAL, o nascimento desta constelação só tem início após a meia-noite, a nordeste, pelo que as observações deverão começar na segunda metade da noite, isto é, da meia-noite em diante. Assim, a qualquer altura, especialmente após a meia-noite, e sobretudo nas noites de 21 e 22 de abril, a sorte poderá sorrir-lhe.

Não perca esta oportunidade de observar o céu noturno, uma vez que a próxima grande chuva de estrelas cadentes no hemisfério Norte não irá ocorrer até que chegue o verão.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30