28 Out. 2021
 
Terço
19:30-20:00

“Deixem as crianças brincar”- Estudantes do IPP de Portalegre preocupados com a felicidade dos jovens futebolistas

Regional 08 Jun. 2021

“Deixem as crianças brincar” é o nome do projeto apresentado pelos estudantes do IPP de Portalegre que estão preocupados com a felicidade dos jovens futebolistas.

O projeto surgiu para que fosse encontrada uma solução que tornasse as crianças mais felizes, permitindo que se divertissem a jogar futebol.

Em nota de imprensa enviada á nossa redação pela Associação de Futebol de Portalegre refere que o Politécnico de Portalegre apresentou na última semana o trabalho realizado por nove equipas no âmbito do Projecto Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à Cocriação de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.

Estes trabalhos, realizados ao longo de várias semanas por mais de meia centena de alunos, 10 professores e nove empresas/instituições, tiveram como objectivo reflectir e apresentar soluções sobre desafios reais, numa perspetiva de apresentação de sugestões e orientação estratégica futura.

Um dos trabalhos realizados teve como parceiro a Associação de Futebol de Portalegre e incidiu sobre a problemática dos constrangimentos intrínsecos à formação dos jovens futebolistas.

O trabalho foi realizado por Filipa Barroso, Mariana Reis, Renan de Andrade, Fábio das Neves, Beatriz Guita e Henrique Canha, seis jovens estudantes que integraram o projecto Demola, tiveram como facilitador o professor Paulo Ferreira (Politécnico de Portalegre) e como parceiro a Associação de Futebol de Portalegre, representada na apresentação (final pitch) pelo seu vice-presidente, António Casa Nova.

No âmbito deste trabalho, o grupo entrevistou pais, atletas, árbitros e treinadores, e demonstrou a forma como, muitas vezes, os pais dos jovens jogadores se apresentam como um entrave ao seu desenvolvimento e crescimento enquanto atletas, bem como o factor de stress e pressão que separa as crianças da diversão que se pretende na prática desta modalidade.

Realizado o diagnóstico, este grupo procurou depois apresentar soluções com vista a impedir que “este mundo encantado do desporto e da diversão se torne algo negativo para todas as pessoas que gostam de usufruir dele”.

Este trabalho resultou num relatório que foi já apresentado e que brevemente será disponibilizado aos clubes e agentes desportivos filiados na Associação de Futebol de Portalegre, que defende igualmente que “as crianças devem disfrutar cada vez mais de praticar futebol sem que se sintam pressionados ou frustrados, podendo disfrutar ao máximo do maior e principal objectivo: divertirem-se”.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31