13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Delegação de competências na área da educação, em Sousel, “tem saldo francamente positivo”, diz Armando Varela (c/som)

Delegação de competências, desde sempre um tema polémico e que o Governo coloca de novo, em cima da mesa querendo alargar esta medida a todo o País.

O concelho de Sousel assinou, em 2015, juntamente com 14 concelhos, a delegação de competências na área da educação, um contrato interadministrativo que, como diz o Presidente da Câmara Municipal, Armando Varela, tinha muitas dúvidas agregadas, principalmente se a “Câmara Municipal pretendia mandar na escola”.

Armando Varela explica que, a execução destes contratos tem uma matriz de competências muito bem desenhada, onde cada entidade integrante, Câmara Municipal, Escolas e Ministério da Educação conhece muito bem o seu papel, afirma mesmo que “após um ano de actividade o saldo é francamente positivo e tem permitido trabalhar em equipa. É uma ferramenta que permite à escola aperfeiçoar a autonomia, porque mais facilmente chega junto da autarquia que do Ministério da Educação”, acrescendo mesmo que “a melhor prova disso é falar com as pessoas, os professores, os funcionários e os alunos”.

O Presidente da Câmara de Sousel, termina assegurando que esta é “uma boa experiência e que nada é imutável, devendo ser uma tipologia reajustada em função de cada realidade.” Para este concelho em específico o percurso tem sido “redireccionado às actividades ao nível do ensino secundário, permitindo apresentar um leque de oportunidades diferentes aos jovens”. Sousel apresenta três opções de cursos vocacionais neste ano, curso de Turismo em Espaço Rural; Industrias Alimentares e Técnico de Auxiliar de Saúde.

Populares