10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Delegado de Saúde Pública de Elvas e doente com meningite falaram à Rádio Campanário

No passado dia 16 de julho, Hugo Jesus, 35 anos, deu entrada no Hospital de Elvas, após indisposição noturna e febre que rondava os 40 graus centígrados. Após triagem, foi-lhe colocada pulseira verde e por não apresentar qualquer queixa, foi enviado para casa com o diagnóstico de “efeitos de stress”, tendo sido medicado com paracetamol 1mg pelo médico que o examinou.

Confrontado, pela Rádio Campanário, com esta situação, José Batista Martins, Delegado de Saúde Pública e médico do Hospital de Elvas, afirmou que não foram feitos exames complementares, pois“ (…) não apresentava um quadro que justificasse tomar essas medidas”. O doente “apenas” apresentava cefaleias, pela manhã.

Perante o agravamento dos sintomas, o doente dirigiu-se à Clinica Extremeña, em Badajoz, uma vez que “(…) não ligaram a importância devida ao caso”, confessou Hugo Jesus à Rádio Campanário.  Já na unidade privada de saúde espanhola, foi-lhe diagnosticada meningite aguda bacteriana, após realização de uma punção lombar. Foi colocado em isolamento respiratório e medicado com corticoides e antibióticos adequados, conseguiu apurar a rádio.

Com uma fatura de cerca 3000 mil euros para pagar do internamento na Clinica Extremeña, e sem possibilidades de continuar naquela unidade de saúde, o paciente pediu transferência para o Hospital de Santa Luzia em Elvas. Já em Portugal, foi colocado também em isolamento respiratório com medicação específica para a meningite.

Segundo o Dr. José Batista Martins, “ (…) essa meningite bacteriana não se confirmou”, não tendo sido diagnosticado “nenhum agente causal, nenhuma bactéria” . De acordo com o mesmo, Hugo Jesus manteve-se em isolamento respiratório em Elvas, pois “(…) foram encontrados leucócitos em número elevado, mas que pode ter sido traumático”.

 O Delegado de Saúde afirmou à nossa rádio que, devido à medicação administrada na Clinica espanhola, “(…)qualquer bactéria que houvesse já teria desaparecido”. Ainda assim, a filha do doente fez “(…) a profilaxia para não contrair essa eventual doença” afirmou José Martins, enquanto medida cautelar.

A alta de Hugo Jesus está prevista para hoje, 30 de julho. O doente comentou com a Rádio Campanário que pondera apresentar queixa do Hospital de Santa Luzia em Elvas, por negligência médica, mas que ainda não o fez.

– Ouça as declarações de Hugo de Jesus:

– Ouça as declarações de José Martins, Delegado de saúde:

Populares