14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Depois de uma bola de fogo, esta noite é tempo de “chuva de estrelas” nos céus do Alentejo

Hoje, dia 17 de Novembro é o pico de uma das chuvas de meteoros (vulgarmente conhecidas como estrelas cadentes) mais proeminentes de 2020!

Meteoros são objectos que ao entrar na atmosfera da Terra se desintegram criando um rasto luminoso no céu.

De acordo com a informação divulgada pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz, este evento astronómico, que acontece anualmente entre 6 e 30 de Novembro, chama-se Leónidas devido ao facto dos meteoros parecerem vir da constelação do Leão.

Nesta altura do ano o número de meteoros que entram na atmosfera terrestre por unidade de tempo, aumenta muito podendo chegar a mais de 20 meteoros por hora”, divulga.

Toda esta actividade, deve-se ao facto de na sua trajectória à volta do Sol, a Terra estar a passar numa zona de poeiras e detritos deixados pelas sucessivas passagens do cometa Tempel-Tuttle que, todos os 33 anos completa uma órbita elíptica em torno do Sol.

Apesar de normalmente os meteoros terem a intensidade das “estrelas cadentes” que tantas vezes vemos no céu, por vezes, podemos ser presenteados com verdadeiras bolas de fogo como a observada esta madrugada a 67 Kms de altura do distrito de Évora.

Populares