22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Desentendimentos entre PSP e GNR pela escolta da Vacina em Évora não foram caso único no Alentejo

Depois do episódio verificado na cidade de Évora, que motivou a abertura de um inquérito, os impasses sobre a escolta das vacinas repetiram-se em várias cidades, avança o Observador.

A escolta das vacinas para a Covid-19 continua a motivar impasses entre a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública. Depois do incidente ocorrido em Évora, a RTP avança com a notícia de que ocorreram situações semelhantes um pouco por todo o país.

Segundo a RTP, o mesmo desentendimento aconteceu em Portalegre, mas também em Barcelos, Caldas da Rainha, Leiria, Lisboa, e Viana do Castelo. A RTP indica ainda que a PSP terá “reportado à Secretaria-Geral da Administração Interna” todas as situações ,isto, já depois de ter sido anunciada a abertura de um inquérito urgente para avaliar o que aconteceu em Évora.

Recorde-se que, tal como a Rádio campanário noticiou, um conflito de interesses entre a PSP de Évora e a GNR acabou por impedir a saída da carrinha que fazia a distribuição da vacina contra a covid-19, na cidade de Évora, nesta segunda-feira, conforme notícia avançada pela TVI.

É à GNR que cabe a segurança destas carrinhas em todo o país, mas a PSP de Évora teve outro entendimento, por considerar que era a sua área de jurisdição.

Militares da GNR faziam a escolta da carrinha desde Coimbra, mas foram surpreendidos com o bloqueio da PSP após a entrega da primeira remessa de vacinas no hospital de Évora e antes de a viatura poder seguir rumo ao Baixo Alentejo e ao Algarve.

Além da abertura do inquérito urgente, conforme avança o Observador, o ministro da Administração Interna pediu à secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, “informação sobre as regras de acompanhamento e desembaraçamento do trânsito” definidas para acompanhar a distribuição das vacinas até aos diferentes pontos de administração das mesmas.

Populares