13.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dia Internacional para a eliminação da violência assinalado em Évora com a exposição “Sapatos que Contam… E se o próximo sapato for o teu?”

Município de Évora

Uma exposição intitulada “Sapatos que Contam… E se o próximo sapato for o teu?”, inspirada num trabalho da artista mexicana Elina Chauvet, está patente na Praça de Giraldo e tem como objetivo chamar a atenção para a realidade das vítimas diretas e indiretas (crianças e jovens) da violência contra a mulher, no Concelho.

De acordo com a informação hoje divulgada pelo Município de Évora, a exposição é composta por 180 sapatos de mulheres e 81 de crianças, personalizados, que correspondem ao número de vítimas registadas pelas forças de segurança e, também, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Évora, em 2018. Os sapatos pretendem ser a representação visual dessas vidas, a sua metáfora, dando assim corpo aos números e às estatísticas.

Para alertar para este grave problema, em 1999 as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O Município de Évora associou-se a esta iniciativa, uma vez que a violência contra as mulheres, seja ela de natureza física, sexual ou psicológica, é um problema social e de saúde pública que atinge todas as nacionalidades, etnias, religiões, escolaridade, profissões e classes sociais. É considerado um dos principais obstáculos à plena cidadania, liberdades e direitos das mulheres e como sendo uma manifestação de desigualdade histórica das relações de poder entre homens e mulheres.

Populares