28 Out. 2020
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Direção Regional de Cultura do Alentejo reabre museus, monumentos e sítios arqueológicos na segunda-feira

Regional 16 maio 2020

Na próxima segunda-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, os equipamentos culturais, monumentos e sítios arqueológicos afetos à Direção Regional de Cultura do Alentejo reabrem.

Entre os equipamentos que vão reabrir encontram-se o Museu Regional de Beja – Rainha D. Leonor, a Casa de Burgos, a Igreja do Salvador, os castelos de Amieira do Tejo, Elvas e Viana do Alentejo, os Sítios Arqueológicos de S. Cucufate, Miróbriga e Torre de Palma, as igrejas de S. Francisco (Portalegre) e do Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, a Sé de Évora e a Torre do Castelo de Evoramonte.

Para que se promovam as condições de saúde e de segurança necessárias, a Direção Regional de Cultura criou uma linha gráfica de sinalética “Stop Covid”, a instalar nos equipamentos culturais sob a sua tutela, com as regras que decorrem das normas do Plano de Contingência que definiu, em conformidade com as indicações da Direção-Geral da Saúde e da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e com as recomendações do ICOM e do ICOMOS (organismos internacionais consultores da UNESCO para os Museus e para os Monumentos e Sítios, respetivamente).

Haverá então uma “obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso ou permanência nos equipamentos culturais em questão, bem como na necessidade de se manter o distanciamento social recomendado, de 2 metros”.

Neste Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, e Maria de Jesus Monge, presidente do ICOM Portugal, vão visitar o Museu Regional de Beja – Rainha D. Leonor.

O objetivo é assinalar a reabertura deste espaço “em pleno, sem alteração de horário ou restrições de áreas visitáveis​, neste que é o primeiro Dia Internacional dos Museus em que o Museu de Beja está integrado na DRCAlentejo”.

A Direção Regional de Cultura e o Município de Beja comemoram este dia com a assinatura, às 15h00 nas instalações do Museu, do protocolo de colaboração relativo ao Museu de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade e que permitirá, com a colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020, lançar, em breve, “o concurso para as obras de conservação e recuperação deste importante Museu Regional”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31