Lara Guedes de Pinho, Professora do Departamento de Enfermagem e Investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da Universidade de Évora, foi distinguida com o "Prémio Extraordinário de Doutoramento" na área de enfermagem e saúde, ano letivo de 2020/2021, da Universitat Rovira i Virgili (URV), Tarragona, Espanha.
A informação é hoje avançada pela Universidade de Évora. O "Prémio Extraordinário de Doutoramento" da URV é atribuído à melhor tese de entre os candidatos que obtiveram menção de cum laude na defesa da tese e que tenham pelo menos uma contribuição científica derivada da tese de doutoramento. O título da tese de Lara Guedes de Pinho foi "Eficácia do Treino Metacognitivo nos delírios, alucinações, insight cognitivo e funcionalidade na esquizofrenia", tendo 4 artigos científicos publicados em revistas internacionais de elevado fator de impacto. Foi realizado um estudo controlado randomizado.
Tal como Lara Guedes de Pinho refere, a tese “enquadra-se na linha de investigação na área de enfermagem de saúde mental e psiquiatria focando-se na intervenção especializada à pessoa com necessidade de intervenção nos delírios, alucinações, insight cognitivo e funcionalidade. Importa, assim, definir estes conceitos, bem como a patologia que lhes está associada – a Esquizofrenia”, sendo “talvez, a doença mental grave mais enigmática no ramo da psiquiatria sendo fundamental o envolvimento do paciente no seu processo terapêutico.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 23 de novembro na Universitat Rovira i Virgili (URV), tendo o diploma sido entregue pelo reitor da referida Universidade, Josep Pallarès.
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional