19.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Dois municípios Alentejanos assinaram acordos de Colaboração com o IRHU. Saiba quais

Foi assinado o 60.º Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e as autarquias locais para as respetivas Estratégias Locais de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito. O município de Avis foi aquele em que este número foi atingido, numa semana em que também Sabrosa, Elvas, Macedo de Cavaleiros e Figueira da Foz viram as suas ELH aprovadas. 

Os acordos assinados esta semana nestes municípios permitirão dar resposta a 730 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 659 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector. 

Homologados pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, os acordos assinados com o IHRU definem um montante global de investimento pelo IHRU de mais de 35 milhões de euros (2,9 milhões em Sabrosa, 19,8 milhões em Elvas, 3,6 milhões em Macedo de Cavaleiros, 3,57 milhões na Figueira da Foz e 5,18 milhões em Avis), dos quais 17,48 milhões de euros são financiamento a fundo perdido (1,22 em Sabrosa, 9,16 milhões em Elvas, 1,94 milhões em Macedo de Cavaleiros, 2,04 milhões na Figueira da Foz e 3,12 milhões em Avis).  

As modalidades de soluções habitacionais previstas nestes Acordos de Colaboração passam por reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, aquisição de frações ou prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. . 

Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

Populares