×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Ponte de Sor

Drones produzidos no Alentejo estão a patrulhar costa mediterrânica francesa

Regional 11 Out. 2020

Desde 23 de setembro que drones produzidos pela Tekever têm vindo a patrulhar a costa mediterrânica francesa ao abrigo de um acordo firmado com a Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA).

A empresa tecnológica portuguesa Tekever inaugurou o Polo Industrial no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, em 2017, e o mesmo é destinado ao desenvolvimento, produção e testes de drones (aviões não tripulados) de grandes dimensões. 

De acordo com a notícia avançada pelo Expresso, as missões têm vindo a ser feitas com drones AR5, que têm quase oito metros de envergadura e 20 horas autonomia de voo, que partem da base aérea de Istres, a oeste de Marselha. Controlo do tráfico humano, apoio às pescas ou deteção de descargas poluentes figuram na lista de missões que os drones da Tekever terão de executar sob supervisão de diferentes autoridades gaulesas.

O AR5 é um drone que pode voar durante 20 horas. Até onde irá voar é algo que compete decidir por quem solicitou os serviços”, explica Ricardo Mendes, diretor executivo da Tekever.

A missão de vigilância da costa sul francesa vai estender-se por três meses, com possibilidade de beneficiar de extensões. “Os nossos drones já foram usados neste tipo de missões em Portugal, Espanha, e Itália, e agora em França. Uma vez que estes drones ainda estão a ser usados em Itália, posso dizer que, pela primeira vez, estamos a executar missões em simultâneo em dois países da União Europeia”, refere Ricardo Mendes.

A missão na costa italiana já conta com mais de um ano de duração. Fora da União Europeia, destaca-se a missão no Reino Unido, que recentemente levou ao anúncio de deteção e captura de um traficante de imigrantes ilegais no Reino Unido, através da captação de imagens aéreas.

Ricardo Mendes admite ainda que os drones da Tekever estejam a participar e missões noutras geografias que “não podem ser divulgadas”.

Os drones da Tekever têm capacidade para voar de dia e de noite, de forma robotizada, com o apoio de comunicações de satélite que enviam comandos e planos de voo remotos ou encaminham as imagens captadas pelos veículos aéreos não tripulados. A velocidade de cruzeiro está fixada nos 100 quilómetros por hora (Km/h). As altitudes variam consoante as necessidades e constrangimentos de cada missão – mas o teto máximo ronda os 5000 metros de altitude.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31