19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Duas praias fluviais surgirão no concelho de Portel, talvez “já no próximo verão”, avança o Presidente do Município (c/som)

Ao longo dos últimos dois meses, o Grande Lago Alqueva viu nascer duas praias fluviais, em Monsaraz e Mourão, totalizando mais de 400 metros de areal, e cerca de 700 mil euros de investimento total.

José Manuel Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Portel, falou à Rádio Campanário sobre as praias fluviais que surgirão no concelho de Portel, em Alqueva e Amieira, avançando que “estamos já com os dois projetos em andamento”.

O autarca explica que, não se avançou mais cedo com o projeto, porque tinham duas ETAR em construção, “de Alqueva e da Amieira”. Estas infraestruturas, “simbólicas para termos boa qualidade de água”, já se encontram inauguradas.

O projeto das duas praias fluviais das respetivas localidades, “está em fase final de conceção”, diz o autarca, avançando que “talvez ainda durante este verão, comecemos os trabalhos, quer em Alqueva, quer em Amieira”.

Ambas as praias se localizarão perto dos respetivos ancoradouros, diz José Manuel Grilo, explicando que a Praia Fluvial de Amieira ficará mesmo junto à freguesia, acabando por ser “uma praia de aldeia”, com fácil acesso a pé para as populações locais, dispondo de um passadiço de acesso, e já tendo as infraestruturas de água e eletricidade.

A Praia Fluvial de Alqueva, localizar-se-á na zona do Parque de Merendas de Alqueva, junto ao ancoradouro, um pouco mais afastada da aldeia, do que acontece com a Praia Fluvial de Amieira, explica.

Uma vez que a certificação das praias requer análises diárias ao longo de um ano, o presidente do município avança que por agora, e enquanto se conclui o projeto, se dá início à análise da água nos locais de implementação das praias, visando “que no próximo verão já” tenham “as praias em funcionamento”.

Quanto ao valor do investimento, o autarca declara não saber precisar, mas julga que poderá rondar os “150, 200 mil”, valor em que normalmente fica a construção de uma infraestrutura destas, afirma.

Mais acrescenta que irá, “com certeza, pedir financiamento à Região do Turismo”, no âmbito do Programa Valorizar.

José Manuel Grilo declara que “a montante da barragem ficou sempre um pouco esquecida”, tendo sido depreciados os municípios a montante, em prol do desenvolvimento do regadio.

O autarca diz que a Amieira Marina foi o único investimento feito pelo município, mas que agora, “com a cooperação entre todos, e o esforço dos munícipes, julgo que estamos no bom caminho”.

“Embora sejam sempre praias diferentes das praias do Algarve”, aponta o autarca, vão certamente “atrair muitos turistas e principalmente para as nossas populações […] e munícipes nossos vizinhos, vão ser de certeza uns belos espaços para disfrutarmos”.

José Manuel Grilo avança ainda que a requalificação das piscinas cobertas e criação de uma piscina de ondas, em Portel, anunciada no início do presente ano, “deve iniciar-se assim que fechar as piscinas este ano”.

Estes investimentos “podem não atrair multidões” declara o autarca, “mas é mais um recurso para quem nos visita, e para as populações locais”.

 

Populares