15.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É a 1ª vez que existe uma cerimónia evocativa do nosso patrono; só podia ser em V.V.” diz Tenente Coronel Simão de Sousa (C/som)

    O Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) realiza este fim de semana, 5 e 6 de novembro, um conjunto de eventos de evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, em Vila Viçosa.
    Em entrevista em direto com a Rádio Campanário, o Tenente Coronel Simão de Sousa comenta o programa da celebração, bem como a importância de D.Nuno Álvares Pereira, designado patrono do 
Estado Maior das Forças Armadas a 3 de Setembro de 2019.
  

     “Este patrono faz-nos identificar com a missão da nossa unidade. D.Nuno foi um combatente excecional. É a primeira vez que realizamos uma cerimónia evocativa do nosso patrono com esta dimensão. Tinha que ser em Vila Viçosa (associando às) celebrações de S.Nuno de Sta.Maria.”
    Comentando ainda a pessoa de D.Nuno Álvares Pereira e a relação das forças armadas com as práticas religiosas o Tenente Coronel acrescenta que “temos um ditado: não há ateus nas trincheiras. Sempre houve esta ligação (à espiritualidade). A ligação é forte (…) D.Nuno Álvares Pereira está profundamente ligado à nação, para além (das suas) caraterísticas militares (foi) um exemplo de abnegação (…) estava realmente dedicado à causa (…) nitidamente alguém que liderava pelo exemplo.”
    
    No que toca à programação do evento, Simão de Sousa, Tenente Coronel das Forças Armadas, explica no que consistirão os “4 momentos” das celebrações. “Primeiro (…)será um concerto comemorativo (…) na Igreja dos Agostinhos, Sábado às 21:30, executado pela banda de música da Força Aérea. (seguido da) Cerimónia Militar no Terreiro do Paço, Domingo às 9:30.”

     Em relação a esta parada, o convidado da Rádio Campanário descreve o espetáculo “Na parada militar vão observar uma das formas mais antigas das Forças Armadas demonstrarem a sua disciplina e rigor.” A esta parada, na qual participarão 200 militares, são esperados “60 a 80 ex-combatentes” que “são convidados a
aderir ao desfile militar”. 
    “O terceiro momento será uma cerimónia de homenagem aos combatentes mortos em combate (…) que se realiza no Seminário de S.José no Domingo às 10:20, e finalizamos com uma celebração eucarística no Domingo às 11 horas no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.” 

 

Populares