17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É importante a ocupação do património diversificado e da exposição destas obras da Misericórdia”, diz Graça Fonseca, Ministra da Cultura (c/som e fotos)

O novo museu da Santa Casa da Misericórdia de Évora foi hoje, dia 16 de março, inaugurado no centro histórico da cidade.

Na apresentação da inauguração estiveram presentes a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o provedor da instituição, Francisco Lopes Figueira, o professor da Universidade de Évora, José Alberto Machado e o Gestor do Projeto, Eurico Nunes. Posteriormente deu-se uma visita ao museu guiada pelo historiador José Calado.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com a Ministra da Cultura, Drª Graça Fonseca, que em declarações aos jornalistas referiu que esperava “encontrar uma recuperação muito importante do património cultural da Misericórdia, que é na perspetiva do património cultural nova”.

O Museu, recebeu os convidados com seis salas expositivas e conta com mupis digitais interativos que permitem dar a conhecer informação de forma detalhada sobre as peças expostas.
A visita terminou na igreja que resulta de um encontro entre a “talha dourada e a pintura”, mas interessa também frisar a “importância da ocupação do património diversificado e da exposição de parte destas obras da misericórdia”, refere a Ministra da Cultura.

Relativamente ao trabalho da Misericórdia, “é a partir de agora, do museu e destas obras expostas, uma âncora importante no território”. Graça Fonseca destaca o valor das misericórdias, com “instituições com mais de 500 anos que guardam histórias, memórias e a própria evolução do país e deste território. É muito importante para esta região”, completa.

 

{gallery}Museu Misericordia Evora{/gallery}

Populares