Vila Vicosa

“É importante permitir uma boa qualidade de vida aos idosos e às famílias”, diz pres CM Inácio Esperança (c/som)

Regional Escrito por  20 Fev. 2022

A Assembleia Municipal de Vila Viçosa reuniu-se na passada sexta-feira, dia 18 de fevereiro, para a 1ª Sessão Ordinária desta Assembleia do ano de 2022.

A sessão teve lugar no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a partir das 21:00 horas e foi transmitida, como habitualmente, em direto, pela Rádio Campanário.

Entre os vários temas discutidos destaca-se a criação de duas Estruturas Residenciais para Idosos em Bencatel e Ciladas (também conhecida como São Romão).

O presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, refere que o “Conselho Local de Ação Social (CLAS) aprovou não aprovou só estes dois ERPIS, como em Pardais, em que a promotora é a UNITATE, mas também mais um equipamento para a deficiência e para o centro de dia da Cruz Vermelha Portuguesa”.

A importância dos ERPIS é sobretudo “cumprir com a palavra junto dos munícipes” visto que seria “lamentável que Vila Viçosa tivesse na cauda dos 58 concelhos do Alentejo” já que é “um dos que menos camas tem”, assume o presidente.

Deste modo, “se conseguirmos construir ERPIS com 40 camas em Bencatel e São Romão e 30 em Pardais, construímos 110. Com as 76 que existem são 186 camas”. Uma vez que ainda não é suficiente para chegar às duzentas, Inácio Esperança revela que ainda seria preciso “mais um equipamento que é a média do número de camas por concelho do Alentejo”, explica.

Inácio Esperança assume que é um “salto grande numa resposta que é importante para as pessoas que permite dar qualidade de vida aos idosos e às famílias”, permitindo que fiquem próximos dos familiares e terras.

No total, o valor do “investimento previsto para a ERPI de Bencatel são 2,9 milhões e da ERPIS de Ciladas serão 3,2 milhões” em que o município poderá fazer uma “comparticipação de cerca de 40%”.

Na segunda fase, após a candidatura até dia 22 ser aprovada, construídas e ter-se cumprido com a palavra, é necessário “falar com as instituições do concelho que estão no terreno, na santa casa em Bencatel, a Cáritas Paroquial, da Nossa Senhora da Conceição em São Romão, pois são elas a prioritariamente que será atribuída a possibilidade de gerirem estes equipamentos municipais”, completa o presidente.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31