9.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Eclipse solar e solstício de verão marcam o mês de junho…e vão ser visíveis no Alentejo!

 

O mais importante evento astronómico do ano, visível de Portugal, um eclipse do Sol., vai acontecer exatamente no dia de Portugal, dia 10 de junho.

Trata-se de um eclipse anular, pois a órbita elíptica da Lua coloca-a ligeiramente mais distante da Terra do que a média quando Sol, Lua e Terra ficam alinhados. Por isso não consegue tapar completamente o disco solar e provocar um eclipse total, ficando um anel de Sol visível à volta da Lua. 

Em Portugal o cenário não vai ser tão favorável em termos de visão. O eclipse será observado apenas como parcial, com a porção da nossa estrela a ser tapada pela Lua a ser tanto maior, quando mais para o Norte e para o litoral estiverem.

O pior local de observação em Portugal será em Vila Real de Santo António, com apenas 3,5% do Sol tapado, enquanto o melhor em Portugal Continental será Valença, com 11,1% da nossa estrela às escuras.

No Alentejo,  em Beja e Évora, será possível observar cerca de 5%. 

No Continente o fenómeno começa pouco depois das 08h45, com o máximo a ocorrer por volta das 9h30.

Como os eclipses do Sol ocorrem sempre na fase de lua nova, naturalmente que no dia 10 de junho a Lua está nesta fase. Dois dias depois a Lua passa a 5 graus do planeta Vénus, que agora aparece como “estrela” da tarde – é aquele pontinho luminoso, que parece uma superestrela, visível para poente logo que o Sol passa abaixo do horizonte.

No dia 21 ocorre o solstício sendo o dia em que o Sol vai estar mais tempo acima do horizonte e na sua passagem a sul o vemos mais alto. Oficialmente este é o dia do início do verão no hemisfério Norte.

In Postal

Populares