7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Edifício do Museu Regional de Beja vai ser requalificado num investimento de 1,2 milhões de euros

O edifício do Museu Regional de Beja vai ser requalificado e valorizado num investimento de 1,2 milhões de euros, numa obra financiada em 75% por fundos comunitários e o montante restante pelo município e pela Secretaria de Estado da Cultura.

O investimento no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição irá servir para requalificar coberturas, instalações sanitárias, caixilharias, infraestruturas elétricas, gabinetes de trabalhos e acessibilidades internas para serem adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

O valor acima referido inclui também verbas para fiscalização da obra, revisão de preços e trabalhos de arqueologia, intervenções de conservação e restauro da azulejaria do claustro e da pintura mural da sala do capítulo e de fixação dos altares e pintura da igreja do edifício.

A autarquia de Beja elaborou o projeto da intervenção em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), foi candidatado e obteve financiamento de 75% através do Programa Operacional Alentejo 2020, e não de 85% como se esperava. O município de Beja pondera agora a possibilidade de financiar os restantes 10% de contrapartida nacional.

O Museu regional está instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição e contém um “vasto e valioso” acervo de obras com datas desde a pré-história até à atualidade. O museu onde estão arqueologia, pintura, azulejaria, cerâmica, ourivesaria, escultura, numismática, metrologia e ferragens irá brevemente passar para gestão da Direção Regional de Cultura.

A obra vai ser promovida pela Associação Portas do Território (APT) e reúne a Câmara, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia de Beja.

Populares