Elvas

Elvas: ASAE volta a encerrar propriedade onde assavam ilegalmente leitões entre ratos e pulgas!(Atualização)

Regional Escrito por  21 Nov. 2022

Tal como a Rádio Campanário já noticiou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino, realizou através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora,uma operação de fiscalização no concelho de Elvas.

A referida operação resultou no desmantelamento de um local onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (leitões), bem como, assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças.

Este espaço já tinha sido anteriormente encerrado, em setembro de 2022 .

De acordo com o Jornal de Notícias, a propriedade onde os leitões eram criados, abatidos e assados no meio de ratos, carraças e pulgas,  fica na zona de Elvas e o proprietário abastecia restaurantes da região, mas acabou  detido por crimes contra a saúde pública e desobediência. Na primeira intervenção da ASAE, no início de setembro, os inspetores , adianta o JN, já tinham mandado suspender a atividade da quinta da aldeia de Terrugem, em Elvas.

A ASAE estava a monitorizar a propriedade uma vez que existiam informação que o proprietária continuava a praticar os fatos.no início de setembro, os inspetores já tinham mandado suspender a atividade da quinta da aldeia de Terrugem, em Elvas. Lá, tinha sido descoberto um centro de criação, abate e assadura ilegal de leitões, onde tudo era feito à margem da lei e em condições de higiene que punham gravemente em causa a saúde

Segundo a ASAE, foram apreendidos 23 leitões, com o peso total de 253,00Kg, bem como embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 3.000,00 Euros.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias

Foto ilustrativa

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31