Tal como a Rádio Campanário já noticiou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino, realizou através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora,uma operação de fiscalização no concelho de Elvas.
A referida operação resultou no desmantelamento de um local onde se procedia de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (leitões), bem como, assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças.
Este espaço já tinha sido anteriormente encerrado, em setembro de 2022 .
De acordo com o Jornal de Notícias, a propriedade onde os leitões eram criados, abatidos e assados no meio de ratos, carraças e pulgas, fica na zona de Elvas e o proprietário abastecia restaurantes da região, mas acabou detido por crimes contra a saúde pública e desobediência. Na primeira intervenção da ASAE, no início de setembro, os inspetores , adianta o JN, já tinham mandado suspender a atividade da quinta da aldeia de Terrugem, em Elvas.
A ASAE estava a monitorizar a propriedade uma vez que existiam informação que o proprietária continuava a praticar os fatos.no início de setembro, os inspetores já tinham mandado suspender a atividade da quinta da aldeia de Terrugem, em Elvas. Lá, tinha sido descoberto um centro de criação, abate e assadura ilegal de leitões, onde tudo era feito à margem da lei e em condições de higiene que punham gravemente em causa a saúde
Segundo a ASAE, foram apreendidos 23 leitões, com o peso total de 253,00Kg, bem como embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 3.000,00 Euros.
Leia a notícia completa em Jornal de Notícias
Foto ilustrativa
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional