20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Elvas tem a “primeira coleção privada a ser escolhida” para exposição no Palácio de São Bento, diz o colecionador António Cachola (c/som)

Peças da Coleção António Cachola, atualmente em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), serão expostas no Palácio de São Bento, em Lisboa, durante um ano.

A iniciativa Arte em São Bento teve início na passada quinta-feira, dia 5 de outubro, com a inauguração da exposição “Arte em São Bento – Serralves 2017”, que se encontrará patente até 5 outubro de 2018. Esta será a data em que terá início, na residência oficial do Primeiro-Ministro, a exposição de um ano, com peças do colecionador António Cachola.

Em declarações à Rádio Campanário, o Comendador e Colecionador afirmou tratar-se de “uma extraordinária e fantástica iniciativa do Primeiro Ministro”, através da qual será colocada “na residência oficial de São Bento […] arte contemporânea portuguesa”.

“É uma forma de poder promover as artes e a cultura portuguesa”, tratando-se de um local por onde passam muitas pessoas portuguesas e estrangeiras.

Sendo a “primeira coleção privada a ser escolhida” para ser exposta em São Bento, o Comendador António Cachola evidencia o orgulho sentido por “todos os elvenses, os responsáveis pela autarquia e pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas” e o próprio, “enquanto colecionador”.

Será feita “uma seleção de obras”, de entre as peças da coleção privada de António Cachola, que integrarão a exposição durante um ano. Esta seleção será feita por um curador determinado “entre o colecionador e o gabinete do primeiro ministro”, explica. As peças escolhidas serão expostas nos salões do Palácio de São Bento, entre os dias 5 de outubro de 2018 e 5 de outubro de 2019.

 

Populares