Alentejo

Elvas veste-se de azul pelo Autismo

Publicado em Regional 02 abril, 2018

Para assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, hoje dia 2 de abril, o Município de Elvas irá iluminar a Fonte da Misericórdia, na Praça 25 de Abril. Esta ação enquadra-se no apoio do município ao Movimento “Light It Up Blue” / “Iluminar de Azul”, um movimento mundial, que consiste em iluminar edifícios municipais de azul, monumentos históricos, casas, e ainda promover ações com as famílias, nas escolas, através da comunicação social, em restaurantes e lojas. Esta iniciativa é promovida em Portugal pela Associação Vencer Autismo.

Este dia é assinalado desde 2008, após a Assembleia Geral das Nações Unidas ter designado o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, com o intuito de ampliar o conhecimento geral sobre o autismo e fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce sobre os casos de autismo.

Em Portugal, os eventos em torno desta causa são organizados pela Associação Vencer Autismo, fundada em 2010, por Susana Silva e Joe Santos, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre o autismo e os seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade. Outro objetivo da associação passa também por fornecer informação, recursos e formação com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e inclusão das pessoas com autismo.

O autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais e é muitas vezes acompanhado de desafios comportamentais. E estima-se que aproximadamente 1% de todas as crianças no mundo têm autismo, afetando cinco vezes mais rapazes do que raparigas. O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças denominou o autismo como uma questão de saúde pública nacional, cuja causa e cura permanecem ainda desconhecidos. Pelo que, quanto mais precocemente uma criança for diagnosticada, mais rapidamente se pode iniciar os tratamentos, sendo que uma criança com autismo pode melhorar mais e mais rapidamente quanto mais cedo se começar a abordagem.

Ainda no Alentejo, Reguengos de Monsaraz irá também iluminar os Paços do Concelho de azul, entre as 20h de hoje e as 8h de amanhã.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31