Grandola

“Em Abril Flores Mil”: Grândola celebra abril com flores à mesa

Regional Escrito por  Alexandre Lambuzana 21 Mar. 2023

“Em Abril Flores Mil”, iniciativa promovida pelo Município de Grândola no âmbito das Comemorações de Abril, vai decorrer ao longo do próximo mês e explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários.

No primeiro dia da iniciativa, a Biblioteca e Arquivo do Município, recebe a escritora e poetisa Maria Edite Rodrigues para a realização da palestra ”O retrato das flores do meu caminho e do meu jardim”.

Ao longo do mês, as flores são o mote para a dinamização de workshops.  Na Casa dos Artesãos vai aprender-se a arte de confecionar o feltro, na tarde do dia 15 de abril. Na manhã deste sábado, no Mercado Municipal, Vanda Figueiredo vai explicar a forma fácil, rápida e económica de fazer sumos naturais e compotas; e no dia 22, Carla Pereira, do Monte Primavera, desvenda os segredos e usos das flores comestíveis.

Os passeios na natureza voltam a ter destaque em “Em Abril Flores Mil”. O primeiro sob o tema “As plantas da orla costeira” acontece no litoral do concelho, na zona dunar e Lagoa de Melides, com a presença de Miguel Boeiro e Mónica Martins; no dia 29, a Herdade da Ribeira Abaixo, na serra de Grândola, é o local escolhido para o passeio dos insetos com a participação do Projeto Tagis.

A Casa Mostra de Produtos Endógenos recebe no dia 2 o conceituado chef Jorge Rodrigues que no show cooking “Magia e sabor na Páscoa- borrego e flores” vai partilhar sugestões de confeção e empratamento de pratos alusivos à época pascal. Este espaço municipal, local privilegiado para assistir ao pôr do sol, recebe no dia 29 o Sunset Primavera com bebidas floridas preparadas pelo barman Wilson Pires/Cocktails em Verso, petiscos e tapas pelo chef André Lopes, ao som da música do DJ Senõr Pelota.

À semelhança das edições anteriores, vai realizar-se de 22 de abril a 1 de maio, nos restaurantes aderentes do concelho, uma Mostra Gastronómica dedicada às flores, cujo programa será divulgado em breve.

 

Conheça aqui o programa:

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30