Borba

Em ação de sensibilização da GNR em Borba, Capitão Fernandes diz "quando abordamos pessoas em incumprimento, acatam de imediato as ordens" (c/som e fotos)

Regional 30 Mar. 2020

A Rádio Campanário em missão conjunta com a GNR acompanhou, durante a tarde de ontem, 29 de março, uma ação de sensibilização feita pelo Comando Territorial da GNR de Estremoz pela cidade de Borba.

Como explica o Capitão Fernandes, nesta ação foi feita “uma volta pela localidade de Borba, para tentarmos perceber se tudo está a ser cumprido por parte das pessoas e dos estabelecimentos e os cuidados que têm de ter”.  

Esta missão, à semelhança do que tem vindo a ser a missão da GNR desde a declaração do Estado de Emergência, consiste em “fiscalizar as medidas decretadas pelo Governo. Procuramos perceber se as pessoas estão a cumprir com o confinamento obrigatório. Também no âmbito do dever especial de proteção e no âmbito do dever geral de recolhimento domiciliário pretendemos saber se as mesmas estão a cumprir com as suas obrigações. Neste âmbito abordamos as pessoas e junto dos estabelecimentos procuramos ver se as medidas implementadas estão a ser cumpridas e acatadas pela população”, explica o capitão.

Apesar destas medidas já estarem a ser implementadas há alguns dias, é sempre importante que haja uma prevenção por parte das autoridades. Desta prevenção resulta uma sensibilização quanto aos cuidados a ter, segundo os conselhos das autoridades de saúde.

Na cidade de Borba as pessoas têm cumprido o que tem sido pedido e, como refere o Capitão Fernandes, “algumas situações detetadas que não estejam de acordo com o que está previsto, quando abordamos as pessoas, as mesmas acatam de imediato sem qualquer tipo de problema”.

 

Após o final da ação de sensibilização, à RC o Capitão Fernandes faz um balanço, referindo o que foi feito. “Acabamos por abordar algumas pessoas, umas a fazer pequenos passeios, outras com os seus animais de companhia, também abordamos estabelecimentos, acabamos por passar as mensagens de sensibilização que têm sido amplamente difundidas pelas autoridades de saúde e pelas forças de segurança e as pessoas acabam por acatar e cumprir aquilo que tem sido as medidas implementadas”.

O balanço foi positivo, pois poucas foram as pessoas encontradas fora das suas habitações. Para ajudar a passar a mensagem à população, à semelhança de outros concelhos, também em Borba é passada uma mensagem de áudio pelas ruas. “Passa por aí a nossa ação diária de sensibilização, através da nossa mensagem áudio para as pessoas que mesmo estando dentro das suas casas acabam por ouvi-la, mesmo aquelas que estão a fazer os seus passeios e que andam na rua acabam também por ouvir essa mensagem e diariamente no esforço feito pelos nossos militares, a mensagem acaba por passar e insistir para que a população acate com aquilo que são as medidas decretadas”.

Este áudio é uma ajuda para que as medidas sejam cumpridas pela população.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31