Num ano de seca, a gestão dos recursos hídricos esteve em debate durante dois dias em Beja, numa conferência internacional organizada pelo Projeto Guardiões.
De 19 a 20 de outubro, a III Energy and Climate Summit juntou no Alentejo diversos especialistas, responsáveis políticos e empresariais, autarquias e associações para debaterem e darem a conhecer as mais recentes inovações científicas e tecnológicas, bem como as melhores práticas nacionais e internacionais na gestão da Água.
De acordo com Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação, o desafio da gestão da água é da responsabilidade de todos. “O cidadão é a tutela da água, porque nós – aqueles que definem e põem em prática a política pública -, somos apenas os responsáveis por garantir disponibilidades e por garantir mecanismos para o uso eficiente da água”, afirmou a responsável na sessão de encerramento da conferência.
A iniciativa contou ainda com a participação de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e Ação Climática, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Viriato Cassamá, Ministro do Ambiente da Guiné Bissau, e diversos especialistas da área do Ambiente.
“A temática que foi discutida em Beja durante este fórum é vital à escala planetária no século XXI”, afirmou Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja. “Todos nós temos de nos empenhar em fazer uma gestão otimizada dos recursos no sentido de a água disponível poder satisfazer as necessidades humanas, agrícolas e industriais, por forma a garantir o bem-estar da Humanidade”, reforçou o responsável autárquico.
Na apresentação das conclusões da conferência, Hugo Xambre, recordou que “poupar 15% do desperdício do regadio, ou seja, a água de regadio que se perde, é ter a água necessária para o consumo doméstico, para o consumo humano durante um ano”. Neste sentido, o responsável sublinhou que apesar da necessidade de “reduzir as perdas de água nos sistemas de abastecimento”, as perdas no regadio “têm de ser o nosso foco”.
Na conferência, estiveram em debate os desafios na gestão da água, a dessalinização e reutilização da água, e o que fazer com a água num clima que já mudou, bem como as vantagens e desvantagens dos transvases, a eficiência hídrica na agricultura e como diminuir as perdas de água nas redes.
A iniciativa decorreu no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
04 Jun. 2023 Regional
04 Jun. 2023 Regional
04 Jun. 2023 Regional
04 Jun. 2023 Regional
04 Jun. 2023 Regional
04 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional