Imprimir esta página

COMPORTA

Em Espanha dizem que a Comporta é a “praia mais chique da Europa” e “o último Oeste Selvagem da Europa”

Regional 11 Set. 2021

Seguindo um litoral de areias douradas banhadas por águas turquesa, a Comporta surge como um dos últimos recantos intocados do Atlântico europeu, um pequeno paraíso pendurado entre o mar e os arrozais que tem atraído celebridades como Madonna; a cantora Carla Bruni e seu marido, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy; o designer dos icônicos sapatos de sola vermelha, Christian Louboutin; Farida Khelfa, a nova musa de Schiaparelli; a família Casiraghi; atores Harrison Ford e Kirstin Scott-Thomas; e as socialites espanholas Vicky Martín Berrocal e Tamara Falcó, entre muitas outras, conforme avançado pelo jornal Espanhol " La Vanguardia".

Depois de décadas de anonimato, esta região do Alentejo foi apelidada de "Hamptons Portugueses" pela sua paisagem de dunas e vegetação marinha que, graças às leis ambientais, conseguiu escapar da massiva urbanização, para se tornar um oásis isolado para aqueles que buscam o sol e a privacidade combinados.

Tem sido precisamente um dos mais importantes bancos portugueses, o Espírito Santo, credor do terreno, que tem imposto severas regras às empresas imobiliárias, escritórios e particulares que pretendam construir na Comporta. Desta forma, a área mantém seu passado perene: casas de pescadores e fazendeiros, canais que mantêm uma área já seca e de verde árido, armazéns de arroz e uma linha de mar límpida que permite passear pelas águas revoltas sem esbarrar em nada. do que a natureza. Nas palavras do artista plástico Jason Martin, que vive nesta zona, estamos perante "o último Oeste Selvagem da Europa"

Luxo e ecologia convivem em perfeita harmonia nesta área de 12.500 hectares, entre a foz do rio Sado e o mar, algo que os Hamptons da América do Norte, Trancoso no Brasil, José Ignacio no Uruguai e Ibiza também não conseguiram fazer.

O seu caráter único, descontraído e sofisticado inspirou até um livro, "Comporta Bliss", escrito por Carlos Souza, embaixador de Valentino, e a sua ex-sócia Charlene Shorto de Ganay, e publicado pela prestigiosa editora Assouline. Mais de 250 páginas dedicadas a este paraíso de vida lenta, perfeito para um fim de semana ou uma estadia mais longa.

Fonte:La Vanguardia