7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Empresa alentejana desenvolve sistema de bloqueio de drones

Visando minimizar o número de incidentes envolvendo drones (veículo aéreo não tripulado), que se têm vindo a registar nomeadamente junto de aeroportos, o governo avança com bloqueadores destes aparelhos, nestas e noutras áreas sensíveis.

Thales, uma empresa de Ponte de Sor (Portalegre), é uma das que se encontra a realizar testes aos sistemas de bloqueio de drones, que possibilitarão monitorizar os locais identificados. A empresa já fez demonstrações do seu sistema, no aeródromo da cidade.

Um radar, uma câmara de espetro visível e uma câmara térmica são os elementos do sistema da Thales, para a identificação dos drones em operação na sua área de alcance (até 4kms).

Depois de detetado e identificado o aparelho, o gestor do sistema poderá afetar as comunicações entre o drone e o seu operador, e até distorcer as coordenadas GPS, numa área de alcance até 2 kms.

Até 10 de Setembro de 2017, segundo dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), a aviação civil reportou 24 ocorrências envolvendo drones em violação do regulamento e em corredores aéreos de aproximação aos aeroportos, assim como na fase final de aterragem.

O elevado número de incidentes registados, já levou o governo a definir regras de utilização dos mesmos, que passam pelo registo de propriedade do aparelho e a obrigatoriedade de um seguro de responsabilidade civil e a criação de um regime sancionatório.

Populares