Serpa

Encerramento de escolas preocupa Executivo de Serpa

Publicado em Regional 27 maio, 2019

A Câmara Municipal de Serpa foi informada pelo Ministério da Educação que a Escola Primária de A-do-Pinto (pré-escolar e primeiro ciclo), bem como o pré-escolar de Vales Mortos podem vir a encerrar já no próximo ano letivo. Esta decisão, que está nas mãos do ministério, está dependente do número de crianças matriculadas. O Executivo manifesta-se contra.

Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, manteve reuniões com a direção regional de educação, com os pais e encarregados de educação das duas localidades e ainda com a direção dos dois agrupamentos de escolas do concelho, sendo que o Executivo já se pronunciou frontalmente contra o encerramento de quaisquer níveis de ensino destas escolas e tudo irá fazer para evitar este encerramento.

Para o Executivo esta possibilidade levantada pelo Ministério segue “critérios cegos” e não particulariza situações como as que se vivem nestas duas localidades do concelho, em que o encerramento das escolas pode vir a ditar mais desertificação. Para o Executivo, as escolas ainda são o grande polo de desenvolvimento das localidades e das próprias famílias. Por outro lado, o Executivo defende que a deslocação de crianças do pré-escolar para outras escolas não é a melhor solução, até porque como não é de frequência obrigatória, muitas crianças deixariam de o frequentar.

A garantia que fica é que a Câmara Municipal de Serpa, e apesar de não ser uma decisão sua, está contra o encerramento de escolas e outros serviços públicos, que servem as populações, e não irá medir esforços para os defender.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31