A Câmara Municipal de Serpa foi informada pelo Ministério da Educação que a Escola Primária de A-do-Pinto (pré-escolar e primeiro ciclo), bem como o pré-escolar de Vales Mortos podem vir a encerrar já no próximo ano letivo. Esta decisão, que está nas mãos do ministério, está dependente do número de crianças matriculadas. O Executivo manifesta-se contra.
Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, manteve reuniões com a direção regional de educação, com os pais e encarregados de educação das duas localidades e ainda com a direção dos dois agrupamentos de escolas do concelho, sendo que o Executivo já se pronunciou frontalmente contra o encerramento de quaisquer níveis de ensino destas escolas e tudo irá fazer para evitar este encerramento.
Para o Executivo esta possibilidade levantada pelo Ministério segue “critérios cegos” e não particulariza situações como as que se vivem nestas duas localidades do concelho, em que o encerramento das escolas pode vir a ditar mais desertificação. Para o Executivo, as escolas ainda são o grande polo de desenvolvimento das localidades e das próprias famílias. Por outro lado, o Executivo defende que a deslocação de crianças do pré-escolar para outras escolas não é a melhor solução, até porque como não é de frequência obrigatória, muitas crianças deixariam de o frequentar.
A garantia que fica é que a Câmara Municipal de Serpa, e apesar de não ser uma decisão sua, está contra o encerramento de escolas e outros serviços públicos, que servem as populações, e não irá medir esforços para os defender.
14 Dez. 2019 Reportagens
14 Dez. 2019 Regional
14 Dez. 2019 Reportagens
14 Dez. 2019 Regional
14 Dez. 2019 Regional
14 Dez. 2019 Reportagens
14 Dez. 2019 Regional
14 Dez. 2019 Regional