13.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Encontros da Primavera 2013: “Mais de 60% dos cancros podem ser curados”, diz Sérgio Barroso

Começou hoje, dia 18 de abril, pelas 9 horas, o evento Encontros da Primavera – Oncologia, que se prolongará até 21 de abril, em Évora. A iniciativa, que este ano se realiza pela oitava vez, é organizada pelo Serviço de Oncologia do Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE) e reúne a maioria da comunidade oncológica a nível nacional, com especialistas e profissionais de saúde que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no tratamento de doentes oncológicos.

Sérgio Barroso, diretor do Serviço de Oncologia HESE, falou à Rádio Campanário dos objetivos do evento. O responsável abordou temas como os cuidados paliativas, trabalhos de investigação e salientou que o cancro é curável em muitos casos, desde que diagnosticado precocemente. Sérgio Barroso adiantou ainda que, no Alentejo, o tumor mais frequente é o colo-retal, ou seja, cancro do intestino grosso e que afeta tanto homens como mulheres. Logo depois, com maior prevalência surge o cancro de mama, nas mulheres, e o cancro da próstata, nos homens. 

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/DR%20Sergio%20Barroso_18abril.MP3{/saudioplayer}

O diretor do Serviço sublinhou também que estes momentos são importantes para a região porque mostra aquilo que está a ser feito na valência de saúde eborense e ajuda a que a comunidade compreenda que os cuidados oncológicos na região estão desenvolvidos e são capazes de tratar os utentes.

Encontros de Primavera 2013 decorrem até dia 21 de abril, no Évora Hotel, onde são esperados mais de 700 congressistas. Durante os quatro dias de atividades serão abordados temas diversos, que vão desde aqueles que estão mais diretamente relacionados com a oncologia – como é o caso da imunologia do cancro, terapêutica da dor e cuidados paliativos e os diversos tipos de cancro – até outros aspetos mais gerais, tal como as questões do acesso aos cuidados, as limitações orçamentais, a reorganização e a sustentabilidade do sistema de saúde.

Amanhã, dia 19 de abril, pelas 18 horas, serão entregues os prémios de investigação em oncologia 2012 da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Populares