17 Set. 2021
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00

Serpa

Escola Secundária de Serpa em 1º lugar na campanha “Escola Electrão”

Regional 05 Ago. 2021

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, foi a que mais pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados recolheu na 10ª edição da campanha “Escola Electrão”. Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, este estabelecimento de ensino reuniu 32.810 quilos de equipamentos eléctricos, 21 quilos de lâmpadas e 95 quilos de pilhas reencaminhando para reciclagem um total de quase 33 mil quilos destes aparelhos. No ano passado, a escola já tinha conseguido obter o melhor resultado com a recolha de 20 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

Este ano este esforço da escola, a única a apresentar resultados naquela região, irá traduzir-se num prémio em dinheiro no valor de 1649 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 1575 euros.

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao último ano lectivo. No último ano foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.  

A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos da Madeira e dos Açores.

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global ascende a 13.260 euros.

Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros. Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem e valorização de resíduos. O desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha, também dá direito prémios a atribuir às equipas vencedoras.

A “Escola Electrão” tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. A campanha já permitiu, em dez edições, a recolha de cerca de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

 

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 6000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30