14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Especialista diz que, a vacina da AstraZeneca, deve deixar de ser administrada.

Marco Cavaleri, responsável pela estratégia de vacinação na Agência Europeia do Medicamento (EMA), afirma que seria melhor deixar de ser administrada a vacina, da AstraZeneca, contra a covid-19, enquanto houver alternativas disponíveis.

Da mesma forma, o responsável aconselhou a administrar a vacina da Johnson&Johnson apenas a pessoas com mais de 60 anos, apesar de esta apresentar menos problemas do que a AstraZeneca, afirma o responsável.

Apesar destas terem sido aprovadas por esta Agência Reguladora, houve relatos de coágulos sanguíneos, o que motivou as declarações de Marco.

No sábado, a Itália restringiu a utilização da vacina AstraZeneca a pessoas maiores de 60 anos, alegando o aumento dos riscos para a saúde dos mais jovens.

Marco afirmou que “os incidentes têm sido muito raros e ocorreram após a primeira dose. É verdade que há menos dados sobre a segunda dose, mas no Reino Unido está a correr bem [o programa de vacinação]. Nos jovens, o risco de adoecer diminui, e a mensagem para eles pode ser a de usar preferencialmente vacinas de RNA mensageiro (Moderna, Pfizer), mas a escolha é de cada Estado”, acrescentou, em entrevista à tvi24.

 

Populares