7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Especialistas divulgam os indicadores que darão a pandemia como controlada. Saiba aqui quais são

Foto: TVI24

Está a decorrer hoje a reunião de especialistas de diversas áreas no Infarmed. Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, estabeleceu na conferência o “quadro de indicadores principais que têm de ser monitorizados para assegurar que a epidemia está controlada”.

Segundo explica o especialista, “inicialmente foram considerados três objetivos principais para a supressão da epidemia no país”, sendo eles o controlo da infeção na comunidade e nos grupos de risco, como idosos e doentes; a possibilidade de assegurar a sustentabilidade e a qualidade da resposta dos serviços para os doentes Covid, mas também para os doentes com outras patologias; e, por fim, minimizar o impacto social e económico das medidas.

Baltazar Nunes indicou que “controlando a incidência e a velocidade de transmissão temos a epidemia controlada”. Para esse fim, o especialista enumerou os indicadores que devem ser alcançados:

  • A incidência acumulada a 14 dias deve estar abaixo dos 70 casos por 100 mil habitantes, devendo ser evitado ao máximo o limite de 240 casos por 100 mil habitantes, pois aí começa a haver pressão sobre os serviços de saúde;
  • O R deve ser menor ou muito próximo de 1;
  • É necessário assegurar o isolamento precoce e o rastreamento de contactos para evitar a transmissão;
  • A taxa de casos positivos deve estar abaixo dos quatro por cento;
  • A taxa de ocupação das Unidades de Cuidados Intensivos deve ser inferior a 85 por cento da capacidade;
  • As variantes do novo coronavírus devem ser permanentemente vigiadas.

“No fundo, estes valores vão servir-nos, como indicadores de alerta, para a capacidade de decisão e para a intensidade das medidas que terão de ser implementadas”, avançou o especialista.

Populares