Imprimir esta página

Radio Campanario

Alentejo

alvito

Espetáculo em homenagem aos 134 anos do nascimento de Fernando Pessoa acontece hoje, em Alvito

Regional Escrito por  12 Jun. 2022

Acontece hoje, 12/06, um espetáculo em homenagem aos 134 anos de nascimento de um dos maiores poetas da história portuguesa, Fernando Pessoa. O evento está agendado para acontecer no Centro Cultural “Raul de Carvalho”, em Alvito

O espetáculo contará com a apresentação musical de José Campos e Sousa e Ana Rita, que contarão diversos poemas de Fernando Pessoa e alguns que foram feitos em homenagem ao poeta.

Ex membro da da Banda do Casaco, intérprete, cantor e compositor, José Campos e Sousa faz parte do espetáculo, adicionando grande qualidade à apresentação. O artista, que mora em Vila Nova da Baronia, tem uma carreira musical de quase 60 anos. Foi influenciado pelas tendências dos anos 60: Beatles, Georges Brassens, Léo Ferré, Jacques Brel, Serge Reggiani, Charles Aznavour e também pela Bossa Nova.

Em 1975 o compositor, já em carreira solo, começou a interpretar fundamentalmente temas compostos por si, sobre textos de grandes poetas portugueses: António Sardinha, António Manuel Couto Viana, Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira, Diogo Pacheco de Amorim, Fernando Tavares Rodrigues, Luís de Camões, Miguel Torga, Rodrigo Emílio, Vasco Graça Moura, entre tantos outros, bem como de grandes poetas brasileiros: Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Morais.

Ana Rita Santos é um grande talento, que também faz parte desse espetáculo. A artista, que é também Arqueóloga e Animadora Sociocultural, tem na Música a sua primeira paixão. Começou a  demonstrar talento musical cedo na vida, aos  11 anos, já estudava música na Academia de Música Eborense-Conservatório Regional de Évora, onde frequentou o Curso Geral de Música, tendo o Piano como instrumento de estudo. 

Também é formada em Canto Gregoriano e integrante do Coro Gregoriano de Évora, onde desenvolveu a sua técnica vocal e com o qual fez inúmeras apresentações em Portugal e Espanha.

 Fonte e Imagem: Alentejo Atual