6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Está dado o primeiro passo para que este encontro literário seja uma referência a nível nacional”, diz presidente da CM Redondo (c/som e fotos)

Foi hoje inaugurado o Encontro Literário no Coração do Alentejo – Feira do Livro “Palavras ao Vento”, promovido pelo município de Redondo, e que decorre até dia 15 de maio no Jardim Municipal.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o presidente da Câmara Municipal de Redondo, David Galego, que começou por referir que “a Feira do Livro já é uma tradição de muitos anos da Vila de Redondo.” No entanto, no período “pós pandemia pareceu-nos que seria interessante inovar com alguma criatividade, no sentido de não só associar o digital ao tradicional, mas também colocar aqui uma dinâmica, não apenas de Feira do Livro, mas também de encontro literário com escritores, guionistas, historiadores, áreas dedicadas às crianças, aos adultos.”

Segundo o presidente, o “Redondo é uma terra em que a cultura está presente todos os dias, respiramos cultura nas artes performativas, na música, na pintura, na decoração e, por isso, satisfaz imenso perceber que temos aqui um Jardim lindíssimo, como uma moldura fantástica para podermos mostrar qualidade e criar um primeiro passo para que, no futuro, este encontro literário possa ser uma referência não só de redondo, mas do Alentejo e quiçá a nível nacional”.

Este encontro literário foi pensado para que as gerações mais novas ganhem gosto pelos livros. Segundo David Galego, “ler é cultura, é conhecimento, é aprendizagem. Hoje em dia há várias formas de ter contato com essa cultura. O livro tradicional é uma delas, mas hoje em dia também conseguimos ter muitas outras formas de fazer chegar a informação aos mais jovens, que têm uma série de plataformas.” Para potenciar outras áreas da comunicação, “criámos aqui o encontro com outras plataformas, com os Instagramers, com os blogers, com outra forma de comunicação, porque ler um livro de facto é importante continua a ser a base de tudo, mas se não for dessa forma que seja o contato também feito de forma diferenciada, mas que de facto a todos nós”.

Questionado sobre as espectativas para este encontro literário, o presidente destacou que “as expectativas estão muito altas e acreditamos que pode ser um sucesso.”

{gallery}Feira do livro 2022 Redondo{/gallery}

Populares