22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Está escolhida a embaixadora dos Vinhos do Alentejo no Brasil 2021

Juliana Carani foi a vencedora da iniciativa que pretende formar especialistas em vinho alentejano no principal mercado de exportação da região

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) levou a cabo, pelo oitavo ano consecutivo, o concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”, uma iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos. Este ano, a vencedora da iniciativa, que pretende formar verdadeiros embaixadores de vinho alentejano no Brasil, foi Juliana Carani, um dos grandes nomes da nova geração de sommeliers de São Paulo, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

De acordo com os jurados – Francisco Mateus, presidente da CVRA, Rodolfo Tristão, sommelier, e Alexandre Lalas, jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos e editor da revista Gula –, Juliana Carani destacou-se pelo seu conhecimento adquirido sobre a região e sua tradição de produção de vinho, castas e terroirs. A vencedora agradeceu a distinção e prometeu levar os Vinhos do Alentejo além-fronteiras. 

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que este é o mercado de eleição para este tipo de ações: “O mercado brasileiro conhece e aprecia, já, os vinhos do Alentejo, mas, muitas vezes, não tem ideia da variedade e diversidade que o Alentejo possui, desde o terroir, às castas, e passando pelas técnicas de vinificação. É, portanto, isso mesmo que se pretende com esta iniciativa: formar especialistas que possam promover aquilo que de melhor se faz no Alentejo”.  

Apenas 10 sommeliers foram selecionados para a semifinal da iniciativa e somente cinco tiveram a oportunidade de conquistar o título, que foi anunciado na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, após uma prova prática e outra teórica, ambas realizadas no Alentejo.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.  

Populares