29 Jan. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Pardais

“Esta feira valoriza as tradições, homenageia os nossos antepassados e ajuda o comércio local” diz Pres. Da Junta de Freguesia (c/som)

Regional Escrito por  26 Nov. 2022

 

Pardais está em festa com mais uma edição da Tradicional Feira de Santa Catarina, este ano numa edição à moda antiga.

Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia que pretende não só dinamizar culturalmente a Freguesia, reviver as tradições do passado mas também ajudar a economia local.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Manuela Raminhos, Presidente da Junta de Freguesia de Pardais, a propósito da importância da realização deste evento e sobre a edição deste ano.

Manuela Raminhos começou por nos referir “este ano a Junta de freguesia apostou numa versão diferente , à moda antiga, sobretudo para valorizarmos as nossas tradições, a nossa história local e a nossa cultura.”

Ao mesmo tempo, acrescenta “queremos homenagear aqueles que foram os nossos antepassados”. Esta homenagem está presente nos trajes utilizados pelos participantes e que se referem às profissões mais antigas.

Em Pardais, foi hoje fácil encontrar “Ceifeiras, camponesas , pastores, uma vez que antigamente a principal atividade económica, antes dos mármores, era a agricultura.”

No que diz respeito aos expositores que este ano marcam presença na iniciativa Manuela Raminhos refere “alargámos a participação a todo o concelho e fora do mesmo, vêm de vários sítios mas são todos alentejanos, e todos alusivos aquilo que é a produção alentejana, desde produção de hortaliças, artesanato, produtos regionais, entre outros.”

Esta iniciativa é importante também para dinamizar a economia local da freguesia “uma das preocupações da Junta de freguesia” como refere a sua Presidente que acrescenta ainda “esta é a forma que nós temos de ajudar o comércio local, razão pelo qual os expositores não pagam nada para estarem aqui.”

Manuela Raminhos assegura que a Feira de Santa Catarina é para manter “e melhorar ano após ano.”

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31