Alqueva

Estação Elevatória dos Álamos terá nova bomba de 15 milhões de euros “dentro de um ano”, diz Capoulas Santos (c/som)  

Regional 05 Dez. 2018

Recentemente, foi lançado o concurso para a aquisição de uma nova bomba para a Estação Elevatória dos Álamos, a infraestrutura que permite elevar a água a uma altura de 90 m, para as albufeiras dos Álamos, as quais garantem a distribuição de água a todo o subsistema de Alqueva. Em declarações à Campanário, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, explicou a necessidade de aquisição deste equipamento, que custa cerca de 15 milhões de euros, porque “o regadio tem vindo a aumentar”.

Capoulas Santos explicou que como “dos quatro grandes grupos, que são máquinas gigantescas de bombagem de água, só o primeiro havia sido construído”, isso significava que “corríamos o risco de que, se aquele sistema deixasse de funcionar, todo o sistema ficava sem água”.

“Corríamos o risco de que, se aquele sistema deixasse de funcionar, todo o sistema ficava sem água”

 

 

Por isso “foi lançado há uns meses, o concurso para aumentar essa capacidade”, tratando-se de “uma bomba gigantesca que apenas existe um único fabricante na Suíça” e que “demora um ano e meio a ser fabricada”, num valor “à volta de 15 milhões de euros”, revelou o Ministro.

Acrescentando que esta mesma bomba muito importante, ao mesmo tempo que “é fundamental que à medida que o sistema vai aumentando, que a capacidade de bombagem a partir dos Alamos vá sendo ampliada, por forma a que quando o sistema estiver concluído tenhamos todos os grupos prontos a funcionar”, para irrigar a água. Sobretudo “quando ela é precisa no verão” e “não deixe de ser distribuída por todo o vasto sistema de Alqueva, que em 2023 está a regar cerca de 170mil hectares”.  Capoulas Santos diz que a nova bomba, dentro de “um ano, estará em condições de ser instalada”.

Através do canal dos Álamos com cerca de 11 km, faz-se a ligação à Barragem do Loureiro, de onde deriva o canal Loureiro – Monte Novo, com 24 km de comprimento até à Barragem do Monte Novo. Para Sul, desde a Barragem do Loureiro, desenvolve-se o Túnel Loureiro-Alvito, com 11 km de extensão, garantindo o abastecimento à Barragem de Alvito.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31