Alandroal

“Estão a ser criadas soluções" que asseguram o abastecimento de água no concelho de Alandroal, diz autarca (c/som)

Regional 21 Jul. 2019

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal falou aos microfones desta estação emissora sobre o abastecimento de água no concelho, garantindo que “estão a ser criadas soluções que garantem que no futuro não haverá problemas” a este nível.

O autarca João Grilo defende que, em matéria de “aspetos que condicionam a disponibilidade de água” como as alterações climáticas, é necessário que o consumo nas habitações seja moderado, requerendo a alteração de alguns hábitos.

Neste sentido, o Município de Alandroal levará a cabo trabalho nos próximos uns anos, para “tentar passar uma mensagem muito séria de que a primeira medida para combater as alterações climáticas é a gestão eficiente da água nas nossas casas”.

“Os trabalhos em curso garantem-nos que não teremos problemas no abastecimento”
João Grilo

Confirmando que o abastecimento no concelho de Alandroal é uma questão que não levanta problemas, aponta que o concelho “depende em exclusivo de captações subterrâneas” que têm “sofrido com a redução dos níveis freáticos", devido ao consumo e às alterações climáticas, mas que estão a ser criadas soluções que nos garantem que no futuro não teremos problemas”.

Na temática da garantia do abastecimento de água às populações Barnabé Pisco, administrador da empresa Águas do Vale do Tejo, em declarações a esta estação emissora, aponta que a empresa que tem vindo a fazer “em toda a região” um trabalho de adaptação às alterações climáticas.

A situação está a ser encarada “com uns estudos de natureza estratégica”, que passa “por um aumento e diversificação das captações criando redundâncias”, mas “acima de tudo”, por “uma gestão eficiente no domínio da água”.

“Alterações climáticas são um tema presente e um problema para as empresas que fazem distribuição de água”
Barnabé Pisco

Desta forma, têm vindo a ser desenvolvidas pelas autarquias abrangidas pela ação da empresa, “campanhas para melhoria do uso de eficiência das redes, através da diminuição do volume de perdas”.

No município de Alandroal, foi recentemente concluído o “aumento do furo que abastece fundamentalmente a vila de Alandroal para aumentar a quantidade de água produzida”.

É ainda intenção da empresa, “em temos estratégicos, vir a interligar sistemas criando redundâncias” à semelhança do que têm vindo a fazer em municípios envolventes.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31