Evora

Estudantes da Universidade de Évora destacam-se em prémio de música

Regional 30 Jul. 2021

Três estudantes da Universidade de Évora foram distinguidos em Prémio de Música.

Manuel Salgueiro Mendes Toucinho, estudante de música da Universidade de Évora (UÉ) venceu o 2.º prémio na modalidade guitarra nível superior no concurso “Prémio Jovens Músicos 2020/21”, realizado no dia 25 de julho na Casa da Música no Porto.

Conforme informação divulgada hoje pela Universidade de Évora,  para além de Manuel Toucinho, também Diogo João e Márcio Silva, antigos estudantes da academia eborense, venceram os restantes dois prémios (1.º prémio: Diogo João; 3.º prémio: Márcio Silva). De salientar também o inédito facto de que todos os prémios na modalidade da guitarra, foram alcançados por parte de estudantes da Universidade de Évora.

Os músicos, distinguidos nas várias categorias a concurso nesta edição do PJM, refere a UÉ, vão agora apresentar-se no Festival Jovens Músicos, entre 30 de setembro e 2 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Este concurso é promovido anualmente pela RTP através da Antena 2, com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita.

Com vários prémios alcançados ao longo dos anos em diversos concursos nacionais e internacionais, o Departamento de Música da Ué conta com professores que estão entre as principais figuras nacionais e internacionais do ensino e prática musical, oferece atualmente uma Licenciatura em Música com quatro Ramos: Interpretação, Jazz, Composição e Musicologia.

Estes Ramos visam proporcionar a aquisição de competências e de conhecimentos de nível superior, de forma a permitir o acesso ao mercado de trabalho nas áreas artísticas e científicas da música, ou o acesso às correspondentes formações superiores de 2º ciclo. Durante o 1º ciclo os alunos participam em vários agrupamentos – de acordo com o instrumento – que podem incluir a Orquestra da UÉ, sob a direção do maestro Christopher Bochmann e Kodo Yamagishi, a Orquestra de Jazz dirigida pelo maestro Claus Nimark, o Coro  e Orquestra de Sopros orientado pelo maestro Ian Mikirtoumov ou vários agrupamentos de câmara e combos de Jazz. 

Ana Rocha

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30