Imprimir esta página

Aljustrel

ETA do Roxo reabilitada com 5,1 milhões inaugurada hoje pelo Ministro do Ambiente

Regional 05 Jul. 2021

Foi hoje, segunda-feira, dia 5, inaugurada a empreitada de reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Roxo. A cerimónia pública, que se incluiu no âmbito da iniciativa “Roteiro – Águas no Alentejo”, da Águas Públicas do Alentejo, contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, conforme divulgado nas redes sociais do município.

A ETA do Roxo é a principal instalação produtora de água para o Sistema do Roxo Poente, responsável pelo abastecimento de água à totalidade do Concelho de Aljustrel e, parcialmente, aos concelhos de Santiago do Cacém, Odemira, Grândola e Beja.

Para o Município de Aljustrel esta empreitada reveste-se da maior importância, uma vez que esta reabilitação e beneficiação da linha de tratamento, designadamente com a inclusão de novas etapas, vem melhorar o processo de captação e tratamento.

O investimento total efetuado ascendeu a 5,1 milhões de euros, cofinanciados em 85% pelo programa POSEUR. E recorde-se que a origem da água é a albufeira do Roxo, interligada a Alqueva. Foi uma empreitada que integrou a reabilitação estrutural dos decantadores e dos filtros de areia, incluindo a substituição de todo o equipamento eletromecânico associado existente, e a implementação de um sistema de recuperação da água de lavagem dos filtros, que anteriormente era desperdiçada.

Mas também a instalação de silos para armazenamento, de novos sistemas de produção, doseamento e de injeção de reagentes, de um sistema de flotação para 50% do caudal nominal, da reconversão do laboratório face às novas exigências técnicas, da montagem de novos quadros elétricos para a totalidade das etapas de tratamento e para a remodelação e ampliação da linha de espessamento mecânico das lamas.

Dimensionada para produzir 50 m³/h de água para consumo, dispõe ainda de uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo, nomeadamente com uma potência de 72 kW.

Foto: CM Aljustrel