05 Ago. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Alentejo

#EuFicoEmPortugal: Alentejo integra 1º livro de 25 dos mais influentes bloggers

Regional 15 Jun. 2021

Pela primeira vez, 25 dos mais influentes bloggers de viagem nacionais juntaram-se em livro para um objetivo concreto: promover o turismo em Portugal!
Depois do livro colaborativo Viagens de uma vida, editado em 2020 e centrado nas melhores experiências de viagem vividas em destinos espalhados pelo mundo, os bloggers da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses juntam-se novamente em livro, desta feita para celebrar inúmeras belezas, menos exploradas, do nosso país, conforme comunicado à RC.

É o epílogo da iniciativa #EuFicoEmPortugal que, desde meados de 2020, tem contribuído para atenuar o brutal impacto da pandemia no turismo nacional, com especial ênfase nos territórios de baixa densidade.
Com o intuito de contribuir para atenuar o brutal impacto da pandemia no turismo nacional, a ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses lançou em meados de 2020, logo após o primeiro confinamento, a iniciativa #EuFicoEmPortugal, ao abrigo da qual colocou no terreno cerca de meia centena de bloggers a percorrer o país de lés a lés, produzindo conteúdos inspiradores para mostrar as belezas de Portugal e, com isso, inspirar os turistas nacionais a “irem para fora cá dentro” numa época tão difícil para quem vive do turismo.

“Quanto mais viajo, mais tenho a certeza de viver num país extraordinário, com uma diversidade a todos os níveis notável - da gastronomia às paisagens, passando pelo património arquitetónico e natural - num espaço geográfico bastante reduzido, e tudo isso polvilhado com a arte de bem receber que tão bem caracteriza o povo português”, afiança Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue Alma de Viajante, após ter dado duas voltas ao mundo e visitado mais de 100 países.


Filipe Morato Gomes considera que estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, “são um tributo a Portugal - a celebração da sua riqueza humana, paisagística e cultural”. E conclui: “este livro, em nova colaboração com a editora Idioteque, é, pois, o epílogo dessa iniciativa que rapidamente extravasou as fronteiras da associação e tomou proporções por nós nunca imaginadas. Tal como nós, que o leitor se sinta inspirado para partir e explorar um pouco mais deste nosso maravilhoso Portugal – esse é o meu maior desejo”.


“O livro fala não só de lugares, mas também de pessoas, o nosso maior património, e experiências marcantes vividas um pouco por todo o território nacional, de Trás-os-Montes ao Alentejo, passando pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira”, acrescenta Rui Barbosa Batista, jornalista, fundador do blogue BornFreee e um dos autores publicados. “Com a iniciativa #EuFicoEmPortugal os bloggers de viagem contribuíram, durante meses, e como poucos, para uma mais salutar coesão do território. Explorámos muitos territórios, revelámos culturas e tradições e, com o nosso trabalho, demos também a conhecer pessoas inspiradoras, que também parecem esquecidas… e que agora ficam imortalizadas nesta obra”.


O editor, Manuel Andrade, refere que “a Idioteque não poderia passar ao lado desta iniciativa que visa reanimar o turismo português, nesta fase tão conturbada que atravessamos, dando assim continuidade a esta parceria com a ABVP e contribuindo para mostrar aos nossos leitores o lado mais profundo e quantas vezes telúrico e feérico do nosso maravilhoso país”.


A obra é, pois, uma seleção de duas dezenas e meia de olhares e experiências muito diversificados sobre destinos espalhados pelo território português. Desce de Melgaço, onde um Outro Portugal começa, e segue em busca de histórias encantatórias como a da baleação na Ilha do Pico, apeando-se várias páginas junto ao calor das gentes e dos sabores alentejanos, enquanto vai regando a narrativa com os ainda pouco conhecidos vinhos da Beira Interior. Passa também pelas minas abandonadas de São Domingos, acenando de caminho aos garranos no Gerês, levando-nos a conhecer os Castelos de Sintra, bem como os montes de Alvarenga, a lagoa de Óbidos, o rio Tejo ou a empreita em Loulé.


O livro será apresentado no belíssimo concelho de Montalegre - um dos destinos mencionados no livro e que desde o primeiro minuto se mobilizou para ser palco do evento - no dia 16 de junho, com streaming online no Facebook da ABVP, e chega às principais livrarias do país a 22 de junho de 2021.


É hora, pois, de redescobrir Portugal através do livro #EuFicoEmPortugal!

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31