Alentejo

Eurocidade do Guadiana adere ao projeto transfronteiriço Sabor Sur

Regional 30 Dez. 2019

O município espanhol de Ayamonte e os municípios portugueses de Castro Marim e de Vila Real de Santo António formam a Eurocidade do Guadiana que recentemente se juntou à rede europeia Sabor Sur.

Foi através da autarquia de Vila Real de Santo António que se formalizou, em dezembro, a entrada da Eurocidade do Guadiana na rede Sabor Sur.

O Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 financia a cooperação transfronteiriça em 12 milhões de euros e conta com a participação de outras entidades tais como as universidades do Algarve, Trás-os-Montes e Évora, os municípios espanhóis de Lepe e La Palma del Condado, a associação de empresários algarvia NERA e um centro de estudos e formação em alimentação em Portugal (Tertúlia Algarvia).

Com uma duração de 26 meses, a Sabor Sur tem no desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados da hotelaria e agroalimentar o seu principal objetivo, através da promoção de sinergias entre universidades e empresas do setor.

A eurocidade está a recorrer a demonstrações práticas feitas por chefes de cozinha, que promovem soluções gastronómicas inovadoras diferentes do habitual, sendo que, a promoção de alimentos locais e da época, com uma componente de inovação que se pretende ver replicada em restaurantes ou comércio, é o principal objetivo da adesão da eurocidade do Guadiana à Rede Europeia de Cidades Sabor Sur.

A rede Sabor Sur, para além de Castro Marim, Vila Real de Santo António tem integrado no projeto outros municípios portugueses, como Reguengos de Monsaraz, Arruda dos Vinhos, Borba, Cantanhede, Loulé, Loures, Redondo, Silves, Torres Vedras ou Viana do Alentejo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31