Vila Viçosa e Borba estão esta semana em destaque na Revista Evasões que numa reportagem efetuada descrevem a região como "onde o sossego é luxo".
Tal como se pode ler na reportagem terras de mármore, vinhos e poemas de Florbela Espanca, dorme-se rodeado de pomares e hortas biológicas e prova-se a tradição em mesas clássicas, onde não faltam migas, açordas e o porco-preto, reis e senhores do receituário alentejano.
A reportagem começa por destacar a HERDADE DE BORBA que nasceu há década e meia entre vales verdejantes em Ciladas, às portas de Vila Viçosa, não há espaço para publicidade enganosa. O amplo turismo rural tem no luxo que é a simplicidade do campo o seu trunfo, com versatilidade na oferta, renovada e alargada há três anos.
Hoje, há suites, estúdios, domos de glamping e casas inteiras onde ficar, com tipologias que albergam de duas até oito pessoas, tornando esta quinta num destino ideal para famílias e grupos de amigos.
A Gastronomia é também motivo de destaque pelas mãos do chef João Couto, que lidera o restaurante e onde podem ser degustados pratos típicos como açorda alentejana de bacalhau e ovo escalfado; carré de borrego; cozido de grão; ou o porco preto recheado com farinheira e acompanhado de migas de coentros e puré de batata-doce, gengibre e laranja.
A reportagem passa de Borba para Vila Viçosa, descrevendo-a como “princesa do Alentejo” por reunir legado e História fazendo referência ao castelo e ao palácio de Vila Viçosa, Esta reportagem enaltece ainda o centro histórico da vila, adornada com apontamentos elegantes do mármore, produto-ícone da região, corredores de laranjeiras a perder de vista, em esquecer, claro, a ligação às artes e a poesia, ou não fosse esta a terra de Florbela Espanca.
Na vertente gastronómica é destacado o restaurtante RESTAURAÇÃO onde é dado destaque ao porco preto com as migas à alentejana com secretos na brasa; os medalhões com molho de espargos e os lombinhos com salada e redução de vinho tinto.
Em área distinta, é dado destque à CERÂMICA DE CRISTINA CLARO, a ceramista que trocou Sintra por Vila Viçosa há mais de duas décadas, quando decidiu mudar de vida e formar-se na arte da cerâmica, fintando a monotonia com a criatividade.
Na cidade de Borba, a reportagem destaca o restaurante "ESPALHA BRASAS" , morada obrigatória para comer às portas de Borba. Na aldeia de Alcaraviça, a cozinha de forno e conforto ganha protagonismo, ora com assados como o coelho, o bacalhau, as bochechas e o chispe, mas também a galinha tostada, um dos pratos vencedores da casa, que chegam à mesa nas caçarolas de barro onde são confecionados.
A reportagem termina deixando destaque para a ADEGA DE BORBA, uma das primeiras a implantar-se no Alentejo, já lá vão 66 anos. E se na década de 1950 eram cerca de 40 os produtores locais que se juntaram para criar esta casa, hoje são 270, a maioria de Borba e arredores. A elevada altitude das vinhas, que chegam a estar a 480 metros do chão, faz a diferença no resultado final das mais de sete referências de todo o catálogo, que se estendem em dois mil hectares de vinhas.
Fotos/Créditos: Evasões
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional
03 Jun. 2023 Regional