22 Jun. 2021
 
Tauromaquia
21:00-22:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vila Vicosa

Evasões: Vila Viçosa e Borba em destaque..."onde o sossego é luxo"!

Regional 03 maio 2021

Vila Viçosa e Borba estão esta semana em destaque na Revista Evasões que numa reportagem efetuada descrevem a região como "onde o sossego é luxo".

Tal como se pode ler na reportagem terras de mármore, vinhos e poemas de Florbela Espanca, dorme-se rodeado de pomares e hortas biológicas e prova-se a tradição em mesas clássicas, onde não faltam migas, açordas e o porco-preto, reis e senhores do receituário alentejano.

A reportagem começa por destacar a HERDADE DE BORBA  que nasceu há década e meia entre vales verdejantes em Ciladas, às portas de Vila Viçosa, não há espaço para publicidade enganosa. O amplo turismo rural tem no luxo que é a simplicidade do campo o seu trunfo, com versatilidade na oferta, renovada e alargada há três anos.

Hoje, há suites, estúdios, domos de glamping e casas inteiras onde ficar, com tipologias que albergam de duas até oito pessoas, tornando esta quinta num destino ideal para famílias e grupos de amigos.

A Gastronomia é também motivo de destaque pelas mãos do chef João Couto, que lidera o restaurante e onde podem ser degustados pratos típicos como açorda alentejana de bacalhau e ovo escalfado; carré de borrego; cozido de grão; ou o porco preto recheado com farinheira e acompanhado de migas de coentros e puré de batata-doce, gengibre e laranja.

A reportagem passa de Borba para Vila Viçosa, descrevendo-a como  “princesa do Alentejo” por reunir legado e História fazendo referência ao castelo e ao palácio de Vila Viçosa,  Esta reportagem enaltece ainda o centro histórico da vila, adornada com apontamentos elegantes do mármore, produto-ícone da região, corredores de laranjeiras a perder de vista, em esquecer, claro, a ligação às artes e a poesia, ou não fosse esta a terra de Florbela Espanca.

Na vertente gastronómica é destacado o restaurtante RESTAURAÇÃO onde é dado destaque ao porco preto com as migas à alentejana com secretos na brasa; os medalhões com molho de espargos e os lombinhos com salada e redução de vinho tinto.

Em área distinta, é dado destque à CERÂMICA DE CRISTINA CLARO, a ceramista que trocou Sintra por Vila Viçosa há mais de duas décadas, quando decidiu mudar de vida e formar-se na arte da cerâmica, fintando a monotonia com a criatividade.

Na cidade de Borba, a reportagem destaca o restaurante "ESPALHA BRASAS" , morada obrigatória para comer às portas de Borba. Na aldeia de Alcaraviça, a cozinha de forno e conforto ganha protagonismo, ora com assados como o coelho, o bacalhau, as bochechas e o chispe, mas também a galinha tostada, um dos pratos vencedores da casa, que chegam à mesa nas caçarolas de barro onde são confecionados.

A reportagem termina deixando destaque para a ADEGA DE BORBA, uma das primeiras a implantar-se no Alentejo, já lá vão 66 anos. E se na década de 1950 eram cerca de 40 os produtores locais que se juntaram para criar esta casa, hoje são 270, a maioria de Borba e arredores. A elevada altitude das vinhas, que chegam a estar a 480 metros do chão, faz a diferença no resultado final das mais de sete referências de todo o catálogo, que se estendem em dois mil hectares de vinhas.

Fotos/Créditos: Evasões

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30