18 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios prepara trabalho de prevenção.

O Plano Operacional Municipal 2020 que prepara, anualmente, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) e a respetiva Cartografia de Apoio à Decisão 2020, foi um dos pontos aprovados por unanimidade na reunião extraordinária da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Évora (CMDFE), que decorreu no dia 30 de Abril, nos Paços do Concelho de Évora.
A reunião – realizada por videoconferência e presidida pelo Vereador do pelouro da Proteção Civil e Presidente da Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Évora, Alexandre Varela -, incluiu ainda na ordem de trabalhos a discussão e aprovação de proposta de alteração ao Regimento da CMDF Évora, a ratificação da votação elaborada por email sobre emissão de parecer sobre edificação em espaço Rural – Ferragial da Vinha e Figueiras (ambos os pontos aprovados por unanimidade) e o relatório de execução do PMDFCI referente ao ano de 2019, este somente para conhecimento.
O Plano Operacional Municipal (POM) prepara a cada ano o PMDFCI, identificando o dispositivo operacional para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós- incêndio para o Município de Évora. Pretende-se que o POM permita uma melhor tomada de decisão, contribuindo para uma resposta mais atempada e eficaz de todos os intervenientes na Defesa da Floresta contra Incêndios (DFCI) no concelho de Évora.
Constituem objetivos deste plano: garantir a segurança de pessoas e bens; melhorar o sistema de vigilância e deteção de incêndios florestais; garantir uma resposta rápida, eficaz e coordenada dos meios e reduzir a área ardida e o número de ocorrências.
A representação cartográfica das redes DFCI é uma importante ferramenta de apoio à decisão nas ações de primeira intervenção, combate e rescaldo, procurando desta forma aumentar os níveis de segurança dos intervenientes. A construção de uma base cartográfica simples que integra os elementos mais importantes na DFCI e abrange todo o Concelho, constitui-se como um elemento fundamental para uma leitura mais correta das condições e elementos que se encontram no terreno.
 

Populares