Os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul estão a ser assinalados, em Évora, numa organização da Força Aérea, da Marinha e do Município. As comemorações da efeméride iniciaram-se com o descerramento de uma placa alusiva no edifício dos Paços do Concelho e com a inauguração de uma exposição itinerante, patente no Palácio D. Manuel, até dia 31 de janeiro, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia e o General Freitas, chefe de gabinete do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, estiveram presentes em ambas as cerimónias.
Ontem, domingo, o Teatro Garcia de Resende acolheu a Banda da Força Aérea, dirigida pelo Major António Rosado, para um concerto comemorativo do centenário. O espetáculo, aberto à população, homenageou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral a bordo do hidroavião Fairey III, batizado “Lusitânia”, tendo como destino final o Rio de Janeiro. A viagem iniciou-se a 30 de março de 1922, tendo terminado a 17 de junho do mesmo ano.
Mais informações sobre esta exposição AQUI.
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional
21 maio 2022 Regional