13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora eleita para Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial !

 

A cidade de Évora foi eleita para o Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) durante reunião magna desta organização, que está a decorrer no Canadá, mais concretamente em Québec, até ao dia 9 de Setembro.

A informação é avançada pelo Município de Évora, na sua página oficial. O mandato tem a duração de dois anos e terminará em 2024, no congresso Mundial de Córdoba. Para além de Évora, foram também eleitas para este cargo as seguintes cidades: Bruges, Colónia de Sacramento, Cracóvia, Luxemburgo, Quebec, Tunes e Viena de Áustria.

Durante a intervenção de defesa da candidatura de Évora, Carlos Pinto de Sá lembrou que “Évora foi uma das cidades fundadoras da nossa Organização e teve um papel activo na definição, funcionamento e consolidação da nossa Organização. Saúdo o Doutor Abílio Fernandes, que era o Presidente da Câmara Municipal de Évora, e todos os que contribuíram para a Organização das Cidades Património Mundial, para o seu notável percurso e para que, hoje, estejamos aqui a discutir e a consensualizar caminhos comuns para os desafios que as nossas cidades patrimoniais estão a enfrentar”.

“Aproveitando a candidatura a capital europeia da cultura em 2027, criámos uma estrutura informal de governança de cariz regional, estamos a elaborar um projecto de transformação urbana centrado na cultura, propomos o conceito de “vagar”, baseado na nossa identidade cultural, em que o tempo tem tempo, em que o humano estabelece um novo equilíbrio com a natureza, em que está presente a contenção, a correlação, o humano como parte de um todo”, referiu, salientando, posteriomente, que “cada uma das nossas cidades patrimoniais tem algum contributo que pode ajudar a nossa Organização e as outras cidades. Passo a passo, precisamos de aprofundar o conhecimento comum mas, sobretudo, as parcerias, as acções comuns, as práticas que concretizam, que mostram que a transformação é possível”.

Fonte/Foto: Município de Évora

Populares