10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: Moinho de Vento do Alto de S. Bento já foi inaugurado!(c/fotos)

 

Celebra-se este domingo o Dia Mundial do Pão e a comemoração deste dia serviu de mote para a romaria de largas centenas de pessoas ao Alto de S. Bento, para assistirem à inauguração do moinho agora recuperado e em condições de exercer a sua função tradicional de moagem.

De acordo com a informação divulgada pela Autarquia de Évora na sua página oficial, sob o olhar atento da população, a iniciativa arrancou com o espetáculo “A História do Pão”, com a participação da comunidade educativa e do Grupo de Cantares de Évora, seguindo-se o tão aguardado momento em que o moinho foi colocado em plena atividade, com ajuda de pequenos voluntários que “substituíram” o vento. O interior do moinho pôde também ser visitado por todos os presentes.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado pelo Professor António Galopim de Carvalho, um dos responsáveis pelo evoluir do processo. Na sua intervenção, o autarca agradeceu a todos quantos contribuíram para o sucesso desta recuperação, que representou um investimento de cerca de 200 mil euros, lembrando que este espaço está, a partir de agora, ao serviço da educação e do ensino pedagógico permitindo, também, acrescentar valor turístico ao Núcleo Museológico do Alto de São Bento.

Na mesma nota divulgada, o Município refere que, ainda em 1999, no âmbito do projeto educativo “A Escola Adota um Monumento” e, na sequência da adoção dos moinhos do Alto de S. Bento pela EB da Vista Alegre, a Câmara Municipal de Évora e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), sob a coordenação científica do Professor Galopim de Carvalho, assinaram um protocolo para restauro de dois moinhos, que vieram a tornar-se centros interpretativos de geologia e florística.

Mais tarde, em 2019, começam verdadeiramente as ações tendentes à recuperação de um dos moinhos para o exercício da sua função tradicional de moagem. Tendo como base inicial um estudo etnotecnológico realizado por especialistas, foi então possível avançar para o trabalho de recuperação propriamente dito. Tanto na construção como nos diversos componentes e mecanismos, foram utilizados materiais e técnicas que permitem preservar a forma tradicional de funcionamento.

A recuperação deste moinho de vento para a sua função tradicional e histórica vem acrescentar uma importante vertente pedagógica ao Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, dado constituir um elemento identitário do local, com valor histórico, ambiental e sociocultural. O moinho recuperado e em funcionamento vem ainda enriquecer a panorâmica desta colina que marca a paisagem da Cidade.

Fonte/Fotos: Município de Évora

Populares