20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora: “Neste momento não se está a fazer nada” para conservar monumento megalítico, diz D. R. Cultura do Alentejo (c/som)

A Anta Grande do Zambujeiro, monumento megalítico de tipo dólmen próximo de Valverde, em Évora, contínua em estado de degradação avançado e “neste momento não se está a fazer nada” para solucionar o problema. A informação foi avançada a esta Estação Emissora por António Carlos Silva, diretor de serviços e bens culturais da Direção Regional da Cultura do Alentejo.

 Os problemas de conservação do monumento pré-histórico já se registam há muitos anos, sendo que ao longo do tempo têm vindo a ser tomadas medidas provisórias para controlar os danos. Contudo, as medidas não se têm revelado suficientes e durante o mês de junho houve uma derrocada parcial do monumento nacional. O responsável da Direção da Cultura explicou que não estão a ser tomadas medidas mais definitivas porque o complexo está localizado numa propriedade privada, e por isso a administração pública não tem poder para intervir. Têm sido feitos esforços para o Estado adquirir o terreno, mas até ao momento não foi possível chegar a um entendimento com os proprietários. O responsável da Direção Regional da Cultura do Alentejo assumiu contudo que a administração pública tem instrumentos para resolver o problema, ou seja, a expropriação, mas “isso pode não ser entendido como prioritário por quem tem meios para o fazer”.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/dir%20cultura%20alentejo_26junho.MP3{/saudioplayer}

Escavada em 1965 pelo investigador Henrique Pina, a Anta Grande do Zambujeiro está classificada como Monumento Nacional, assumindo-se como um dos maiores monumentos megalíticos identificados na Península Ibérica. 

Populares