14.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora tem dois parques que produzem hidrogénio verde com tecnologia inovadora em todo o mundo

Évora tem dois parques para a produção a baixo custo de hidrogénio verde, com tecnologia portuguesa, considerada “inovadora e pioneira” no mundo, que conta com um investimento de 4,8 milhões de euros.

A empresa portuguesa, Fusion Fuel, está a desenvolver o projeto H2 Évora, que inclui a instalação de dois parques para a produção de hidrogénio verde, um deles junto ao parque industrial da cidade e o outro perto da localidade de Nossa Senhora da Tourega, no distrito de Évora.

A noticia é avançada pelo notícias ao minuto, que refere  o parque de Nossa Senhora da Tourega conta com 15 unidades (painéis) denominadas Hevo-Solar.

“Estas unidades captam a radiação solar, concentram a radiação solar 1.500 vezes e, tirando partido dessa energia concentrada e do calor que isso produz”, é realizada “a eletrólise para produção do hidrogénio verde em alta eficiência”, o que se reflete “em baixo custo”, explicou ao noticías ao minuto.

João Wahnon, administrador da Fusion Fuel, referiu que o hidrogénio produzido nestes parques, os quais vão começar a funcionar em pleno em setembro, sendo “comprimido e armazenado” , para que uma parte seja utilizada para a produção de eletricidade com recurso a uma “fuel cell”, ou célula de combustível.

O hidrogénio da Fusion Fuel será “maioritariamente” para “injeção na rede de gás natural e fornecimento às indústrias consumidoras, como refinarias, cerâmicas, cimenteiras e metalúrgicas” e “estações de serviço para viaturas a hidrogénio”.

Para dos dois parques em Évora, a empresa tem em curso a construção de uma unidade industrial, em Benavente (Santarém), com um investimento de 35 milhões de euros, para o fabrico da tecnologia para projetos a desenvolver em Portugal e para exportação.

O administrador da Fusion Fuel tem ainda um outro projeto em Portugal, que está na fase de “licenciamento”, para “a instalação de 624 megawatts de capacidade de eletrólise para produzir 61 mil toneladas de hidrogénio por ano”, num investimento que começará pequeno, com 31 milhões de euros, em 2022″, disse.

Para este projeto, a empresa selecionou “mais de 800 hectares” para a instalação de parques no Alentejo,  em Sines e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal e em Portalegre.

 

Joana Freitas 

in Noticías ao Minuto

 

 

 

Populares