10.1 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Évora – Templo Romano com visitas inclusivas em projeto de turismo acessível!

O Templo Romano de Évora, monumento nacional e único no país, ganhou hoje ‘nova vida’ para pessoas cegas ou com deficiência cognitiva, que agora o podem compreender através de recursos multiformato, como maquetes em 2D ou 3D, noticia o “Notícias ao Minuto”.

O projeto, que inclui este conjunto de recursos multiformato concebido para o templo romano da cidade alentejana, o primeiro monumento do país a dispor destas ferramentas, foi hoje apresentado em Évora, no Palácio de D. Manuel.

A iniciativa, designada InclusivTUR – Alentejo, foi desenvolvida pela Accessible Portugal, tendo como investidores sociais a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), do distrito de Évora, e a entidade regional de Turismo do Alentejo.

O Templo Romano de Évora foi uma das atividades do projeto, enquanto a outra, ainda não apresentada, consistiu em desenvolver ‘kits’ multiformato, mas apenas parciais, para um recurso turístico de cada um dos 14 concelhos do distrito, explicou Ana Garcia, da Accessible Portugal.

Recorde-se, que como a RC noticiou, este é um projeto promovido pela Accessible Portugal, que tem como investidores sociais a CIMAC e a Turismo do Alentejo ERT e, para esta sessão, conta com o apoio particular da Câmara Municipal de Évora que irá acolher, no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, gerir e divulgar o recurso turístico de referência para o Turismo Acessível e Inclusivo – Templo Romano.

A sessão de apresentação é de entrada livre, pelo que contamos com a sua participação!

Recorde-se que o projeto InclusivTUR – Alentejo é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social e tem como principais objetivos:

  • A qualificação da oferta turística;
  • A qualificação da procura turística;
  • A desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/ necessidades especiais;
  • O desenvolvimento do potencial turístico da região Alentejo Central

 

Ler mais em “Notícias ao Minuto

Populares