Evora

Évora: Unidade Museológica da antiga Central Elevatória de Água reabre hoje ao público!

Regional Escrito por  01 Out. 2022

A inauguração da exposição permanente A Água em Évora – Percursos e Memórias, complementada com dois percursos históricos pela cidade, assinala a reabertura da Unidade Museológica CEA (antiga Central Elevatória de Água), agendada para hoje, dia 1 de outubro, Dia Nacional da Água.

Após um período de encerramento, para a realização de obras de manutenção e renovação das suas instalações, a estrutura que está integrada na recém-criada Rede de Equipamentos Culturais Municipais, reabre portas com uma nova exposição permanente, a qual oferece também a possibilidade de realização de dois itinerários históricos.

Estes itinerários, um intramuros e outro extramuros, visam dar a conhecer o património edificado afeto à captação e distribuição de água, desde a Antiguidade, passando pela Época Moderna, até ao século XX. Monumentos que contam a história da necessidade e das tentativas de dotar a cidade de um sistema de distribuição de água complexo e eficaz.

A Câmara Municipal de Évora, sendo proprietária da Unidade Museológica CEA e a responsável pela sua remodelação, realiza a exposição e os respetivos percursos, numa parceria com o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Os dois itinerários são de fruição pública do património hidráulico municipal e do acervo sobre a mesma temática existente no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

A Unidade Museológica CEA iniciou a sua atividade em março de 2004 e, desde então, além da atividade inerente à exibição ao público do seu acervo, tem promovido várias iniciativas de animação e promoção do mesmo, destinadas quer ao público escolar e associativo, quer ao público em geral.

Atualmente, a Unidade Museológica CEA engloba um conjunto de infraestruturas que constituem um testemunho único do património hidráulico da cidade de Évora do século XX, de elevado valor histórico, artístico e industrial.

A Câmara Municipal de Évora, baseando-se em estudos sobre o tema, desenvolve um trabalho de reabilitação e de musealização das infraestruturas que compõem a CEA, e os vários espaços do seu complexo, os quais permitiam o armazenamento e a distribuição da água. Desta forma, dá a conhecer a história do abastecimento em Évora e valoriza, revitaliza e preserva o património da cidade associado a este processo.

Do conjunto da antiga CEA, pode destacar-se a estação elevatória, construída nos anos de 1930, que alberga ainda a última maquinaria que aí funcionou e uma série de contadores de água. Legado material do município que ilustra a evolução técnica de medição do caudal de água para consumo público, durante o século XX.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31